A virtude, portanto, manifesta-se na ação. Mais explicitamente, uma ação conta como virtuosa, de acordo com Aristóteles, quando se realiza a si mesmo em um equilíbrio estável da alma, a fim de escolher a ação consciente e para seu próprio bem. Este equilíbrio estável da alma é o que constitui o caráter.
Explicação: Pois para que tenhamos um bom caráter é necessário não irmos para decisões extremas e sim ficar no meio termo. Assim a virtude seria o resultado da prudência, o equilíbrio entre a falta e o excesso.
Natureza humana. Justiça e virtude são temas que não se confundem. ... Nesse aspecto, é impossível separar o sentido de justiça e virtude, pois ambos possuem os mesmos resultados, quais sejam, o de seguir as leis da cidade. Dessa forma, para Aristóteles, justiça e virtude se igualam na vida em sociedade.
Uma vida virtuosa para a filosofia é quando o indivíduo busca a perfeição e sendo assim as consequências são as virtudes. As pessoas relacionam virtuosidade como o caminho na busca de Deus, pois só ele é um ser perfeito e cheio de virtudes.
Virtuosa deriva de virtude, dai uma vida cheia de virtudes e as virtudes são inúmeras por exemplo: paciência, calma, amor, caridade, desapego, honestidade, trabalhador, tolerancia,carinhoso,amoroso. etc. uma vida pautada no bem, e no esquecimento de sí mesmo e voltada ao proximo.
Virtude é uma palavra bastante utilizada para caracterizar a busca humana por uma vida mais equilibrada e alinhada com que há de positivo. Ser virtuoso é sinônimo de ser alguém com uma boa essência, um indivíduo que realiza boas ações motivadas por sua índole.
Resposta. A virtude é adquirida por meio da combinação de conhecimento, hábito, atividade e autodisciplina. O homem tem responsabilidade moral por suas escolhas. A vida virtuosa requer racionalidade nas escolhas das ações que levam à felicidade.
As virtudes morais são aquelas qualidades que os seres humanos, seja por natureza ou adquirida, que o levam a agir de acordo com a moralidade. ... Para os pensadores cristãos, existem quatro virtudes morais: justiça, força, prudência e temperança.
Alguns exemplos de virtudes do homem são a coragem, integridade, determinação, disciplina, honestidade, respeito, justiça, lealdade, tolerância, paciência, otimismo, bondade, perdão, alegria, gratidão, humildade, empatia, compaixão, amizade entre outras.