Creme Hidratante Corporal - La Roche-Posay Esses podem ser sintomas da queratose pilar, popularmente conhecida como “chicken skin” ou “pele de galinha”, um distúrbio dermatológico comum, principalmente na adolescência.
A queratose pilar é uma condição comum de pele que provoca manchas ásperas e pequenas, parecidas com acnes, geralmente na região dos braços, coxas, nádegas e bochechas.
A principal causa da queratose é a hiperqueratose, ou seja, um acúmulo de queratina causado pelo excesso de produção dessa proteína na pele.
A causa mais comum do problema, de acordo com o profissional, são os tratamentos reconstrutores, como a cauterização. "Quando os cosméticos usados nesses processos é mal aplicado o resultado é o excesso de queratina, uma vez que a substância está presente em alta escala nesses produtos", explicou.
O mais indicado é fazer uma umectação capilar. O processo consiste em aplicar óleo vegetal puro nos cabelos secos, mecha por mecha (até mesmo na raiz) e deixar repousar por algumas horas (ou até durante o sono), lavando posteriormente e prosseguindo com os cuidados usuais.
Um dos principais pontos, no uso da queratina líquida para tratar o cabelo, é não deixar o produto passar do tempo determinado, que é de até 10 minutos. Ultrapassar esse período com a queratina nas madeixas pode causar algumas reações que prejudicam os fios, como o efeito rígido, quebradiço e sem vida.
A queratina capilar, aquela que é produzida naturalmente pelo organismo, se perde com o tempo através dos danos causados pela ação do sol e dos outros elementos externos, como o uso excessivo de secador e chapinha. Sem essa substância, é possível perceber seu cabelo ressecado, opaco, com pontas duplas e fino.
Aplique a queratina líquida em toda a extensão dos fios e nas pontas e deixe agir de 20 a 30 minutos. O próximo passo é aplicar um protetor térmico e secar os cabelos completamente.
Tudo vai depender do estado dos seus fios. Se eles estiverem muito danificados e com pontas duplas, você pode fazer a cauterização capilar com queratina líquida uma vez por semana. No caso dos cabelos virgens ou saudáveis, a preocupação é bem menor, então uma vez por mês já é o suficiente.
Como usar a queratina líquida?
Contraindicações. A cauterização não deve ser aplicada em cabelos que sofreram outro procedimento, como tintura e alisamento no mesmo dia. Também não pode ser feita se o couro cabeludo estiver ferido ou com qualquer doença.
Ariane Ianicelli: A queratina funciona como se fosse um “cimento”, que vai tapar os eventuais “buracos” contidos no fio pela ausência da cutícula. ... Ariane Ianicelli: A cauterização consiste em aplicar essa queratina e selar com chapa para que a mesma incorpore no fio.
A reconstrução capilar é um processo que ajuda a repor a queratina do cabelo, que é a proteína responsável por manter a estrutura dos fios e que é eliminada todos os dias devido à exposição solar, aos alisamentos com chapinha ou ao uso de químicos no cabelo, deixando o cabelo mais poroso e quebradiço.
Os produtos ricos em colágeno, queratina e creatina são os mais indicados, pois esses elementos ajudam a recuperar a fibra capilar. Para reconstruir, você deve usar máscaras, ampolas ou cremes de reconstrução, ou até mesmo óleos de umectação.
Melhores produtos para a sua reconstrução