Consumido na quantidade certa esta fruta pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), a dose diária recomendada de abacaxi são duas fatias. Em função dos seus compostos, o alimento tropical ajuda a manter a saúde e ajuda na prevenção de doenças.
Não pode! Você sabia que também as frutas se devem comer com moderação? Sim, isso porque a fruta tem açúcar, claro, um açúcar natural, mas que, se comido em excesso, aumenta a glicose no sangue, o que leva a um aumento da insulina e, portanto, um aumento no armazenamento de gordura.
Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora. Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro.
Quando consumir fruta sem casca, incorpore a ela uma porção de fibras (aveia, granola sem açúcar, semente de girassol, amaranto, linhaça, abóbora ou chia); uma fonte de proteína (leite, iogurte, queijo, quinoa); ou até uma fonte de gordura. Bons exemplos são as nozes e as castanhas.
Uma fruta consumida logo após a refeição pode não ser digerida adequadamente e os nutrientes podem não ser absorvidos corretamente. Deve esperar pelo menos 30 minutos entre uma refeição e comer fruta.
Já que alguns tipos são difíceis de digerir em grandes doses, como uvas ou maçãs. Dito isto, o corpo estará totalmente saudável com uma porção menor de maçãs, laranjas ou frutas vermelhas quando bater a vontade comer algo doce depois de almoçar ou jantar.
As frutas – todas elas – fazem bem para a saúde e são bem saborosas, no entanto nem tudo é alegria quando se fala em frutas. Algumas delas, mesmo sendo saudáveis, podem ocasionar manchas na pele, principalmente no Verão.
Quando falamos em sobremesa, muita gente pensa em pratos açucarados antes de lembrar das frutas - a não ser que o contexto "dieta" esteja inserido. O assunto é polêmico. Para os mais radicais, fruta nem pode ser considerada sobremesa. Mas a verdade é que, para muitas pessoas, essa é a parte preferida da refeição.
Isso porque o excesso da fruta desacelera o trato gastrointestinal (o que pode ser sentido com prisão de ventre). Em casos extremos, você pode até mesmo correr o risco de toxicidade de potássio (embora este seja mais possível de acontecer em crianças). A recomendação é não comer mais do que duas bananas por semana.
Maçã, pera e goiaba são algumas delas. As castanhas, sementes em barra e os pacotinhos com frutas secas e desidratadas também são boas pedidas. “Sanduíches com vegetais crus, como cenoura, rabanete, tomatinhos cereja e pepino também podem fazer parte desse lanche”, completa.