Os cáseos amigdalianos são bolinhas esbranquiçadas ou amareladas que não cheiram bem e se desprendem das amígdalas quando se espirra, tosse, engole saliva ou, até mesmo, quando se comprime a região das amígdalas. As amígdalas estão na região mais posterior da boca. Elas fazem parte da orofaringe.
A angina estreptocócica é uma infecção da garganta causada por bactéria ou micróbios chamados estreptococos. Os principais sintomas da infecção são a febre e a inflamação da garganta.
A Amigdalite Caseosa pode surgir quando restos de alimentos e a descamação da própria mucosa das amígdalas entram nos orifícios (criptas) e apodrecem lá dentro. São os chamados cáseos amigdalianos, que podem ser expelidos pela fala, tosse ou espirros.
A angina de Vincent, também conhecida por gengivite ulcerativa necrosante aguda, é uma doença rara e grave das gengivas, que se caracteriza pelo desenvolvimento excessivo de bactérias dentro da boca, causando infecção e inflamação, levando à formação de úlceras e morte do tecido gengival.
Quais são os sintomas da faringite?
O uso de analgésicos, para aliviar a dor, e anti-inflamatórios, para reduzir a inflamação, são prescritos pelo otorrinolaringologista tanto para a amigdalite bacteriana quanto para a viral. No caso da amigdalite viral, não existe um medicamento para combater o vírus — o organismo é quem vai eliminá-lo sozinho.
Exemplos de antibióticos para tratar amigdalite são:
Conheça 10 remédios caseiros para curar a dor de garganta: