Fissão binária é o nome dado ao processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas por mitose, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe” (com o mesmo DNA ou material genético da "célula-mãe").
A fissão binária resulta na reprodução de uma célula procariótica viva (ou organelos) dividindo a célula em duas partes, cada uma com o potencial de crescer até o tamanho do original.
A reprodução por fissão binária ocorre de forma assexuada, e é realizada por organismos unicelulares. Bactérias além de protozoários realizam esse tipo de reprodução, além das leveduras também.
A cissiparidade, também conhecida como fissão binária e bipartição, é um tipo de reprodução assexuada. Ela é observada em bactérias, podendo também ocorrer em alguns protozoários e leveduras.
Os organismos que se reproduzem por fissão binárina incluem:
A replicação ocorre quando um determinado organismo faz uma cópia de si mesmo, com as mesmas características genéticas, etc. Assim, no caso da fissão binária temos que um organismo dá origem a outro apenas se dividindo ao meio.
Os cnidários podem apresentar reprodução assexuada e sexuada. A reprodução assexuada ocorre por brotamento. ... Alguns cnidários podem apresentar alternância de gerações. Eles apresentam uma fase de pólipo, em que apresentam reprodução assexuada e outra fase de medusa, com reprodução sexuada.
A maioria dos cnidários passa por duas fases no seu ciclo de vida: uma fase conhecida por pólipo e a outra por medusa. ... Pólipos e medusas apresentam basicamente a mesma organização corporal.
Em muitas espécies de celenterados, a reprodução envolve a alternância de uma fase assexuada com outra sexuada. ... Na reprodução da água-viva, a fase sexuada acontece na forma de medusa, a fase mais desenvolvida do ciclo; a assexuada ocorre na forma de pólipo, que é reduzida.
As esponjas podem reproduzir-se tanto de forma assexuada como de forma sexuada. No que diz respeito à reprodução sexuada, devemos destacar que a maioria das esponjas é hermafrodita, ou seja, um mesmo indivíduo é responsável pela produção de gametas masculinos e femininos.
Os cnidários, também conhecidos como celenterados, são animais aquáticos que se reproduzem de modo sexuado e assexuado. Quando o animal se encontra na fase de medusa, ocorre a reprodução sexuada, com exceção dos corais e anêmonas-do-mar (antozoários), das hidras e outras poucas espécies que nunca desenvolvem.