Digamos se você tem o mesmo circuito acima com 12V, mas só quer 5V. Se usarmos um 10KΩ como nosso resistor R1, conectando os valores, obtemos R2= (V)(R1)/(VIN - V)= (5V)(10KΩ)/(12V - 5V)= 7,14KΩ ≈ 7KΩ. Portanto, podemos usar um resistor de 7KΩ, pois nosso resistor R2 com o resistor R1 sendo 10KΩ.
diz que um divisor de tensão é sem carga quando a corrente de saída ou de carga é nula. Esse caso é muito aplicado em circuitos onde a impedância de entrada é muito alta, ou seja, para o divisor a resistência da carga é alta, não influenciando na característica do mesmo.
- A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final: Req .
Para calcularmos a resistência equivalente em série, basta somarmos cada uma das resistências, desse modo, a resistência equivalente da associação em série será de 100 Ω.
Existem três formas de se calcular a tensão elétrica para a corrente contínua. São elas: a partir da razão entre a energia elétrica e a quantidade de carga; a partir da corrente e da resistência do circuito e a partir da razão entre a potência elétrica e a corrente.