A cidadania não é somente exercida através do voto, mas principalmente pela efetivação da consciência cidadã. Em outras palavras, a cidadania é exercida a partir de uma maior empatia pelo próximo, no sentido de ajudar as pessoas, assim como através da contribuição para uma sociedade mais justa e equilibrada.
A cidadania é compreendida como direito à educação e, no âmbito da escola, como direito à participação, à formação de uma consciência crítica e ao respeito à diversidade.
Igualdade e liberdade. Independência e direitos humanos. Igualdade e direitos humanos.
A Constituição de 1824 estabeleceu os direitos políticos dos cidadãos e definiu quem teria o direito de votar e quem poderia ser eleito. Apenas os homens com renda mínima de 100 mil réis e maiores de 25 anos poderiam votar. As mulheres não votavam; os escravos nem eram considerados cidadãos.
Desse modo, os principais instrumentos de exploração da colônia – as grandes propriedades e a escravidão – foram os principais obstáculos para a formação da cidadania brasileira, conforme veremos a seguir.
Dentre os obstáculos que o período Colonial deixou para a formação da cidadania Brasileira, podemos observar o preconceito, as desigualdades, todas elas reforçadas pelo período de término da escravidão, onde os negros em sua maioria não possuíam alfabetização, logo não tinham condições de trabalharem em empregos de ...
Resposta. Resposta:Porque estamos sempre correndo num caminho de empecilhos, sempre tendo algo para nos atrapalhar, algo com o que lidar, algo que impeça o nosso verdadeiro avanço.
Por cidadania regulada entendo o conceito de cidadania cujas raízes encontram-se, não em um código de valores políticos, mas em um sistema de estratificação ocupacional, e que ademais, tal sistema de estratificação ocupacional é definido por norma legal.
Direitos Civis & Políticos são uma classe de direitos que protegem a liberdade dos indivíduos de violações por governos, organizações sociais e particulares, e que asseguram a capacidade destes indivíduos de participar na vida civil e política da sociedade e do Estado, sem discriminação ou repressão.
Os direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade privada e à igualdade perante a lei. ... Os direitos políticos garantem a participação do cidadão no governo. É o direito de eleger e de ser eleito. Realizar manifestações políticas e mesmo fundar partidos políticos.