Atenas, Grécia
Atenas, Grécia
O fato mais marcante na vida de Platão foi, sem dúvida alguma, a morte de seu "mestre" Sócrates. ... Salvo em alguns livros, tal como o Livro I da República, onde Sócrates é, de fato, Sócrates, e não porta-voz de ideais platônicos.
O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. ... Racionalista, realista, dualista e idealista, Platão é o pai das formas dialéticas da filosofia, ou seja, seus escritos foram fundamentais na história da humanidade.
Resposta. C) Platão escreveu textos filosóficos na forma de diálogos. Platão discutiu conceitos que abordam o diálogo como forma escrita. Além disso, adotou a dialética (que ajuda a clarear pontos e elevar o entendimento) na sua obra e vida.
a) Sim, e isso se torna evidente com a Filosofia Moderna. Platão foi uma das bases da Filosofia. ...
"É preciso, portanto, que tenhamos conhecido a igualdade antes do tempo em que, vendo pela primeira vez objetos iguais, observamos que todos eles se esforçavam por alcançá-la, porém lhe eram inferiores." PLATÃO.
Sobre Platão é correto afirmar: I - Sua filosofia dividia a realidade em dois planos: mundo sensível e mundo inteligível. II - A partir desse filósofo surge a metafísica, que seria o estudo daquilo que está além do físico. III - Para ele, a essência das coisas está nas coisas sensíveis.
Aristocles
Para ele, as substâncias espirituais provinham de outros planetas, vinham à Terra, colavam-se aos corpos materiais e finalmente esforçavam-se para se liberarem e retornarem ao mundo estelar.
– O mundo concreto e sensível: trata-se de um mundo acessível pelos sentidos ou material. É o mundo que conhecemos pelo olfato, paladar, audição, visão e tato. A opinião (doxa), fundamentada nas sensações, tem uma “falsa consciência” de si mesma, julgando-se correta. Esse mundo, em Platão, é um engano, um falseamento.
O conhecimento sensível, de acordo com Platão, permite, no máximo, opiniões (doxa). Os sofistas eram os mestres na arte de melhorar as opiniões (retórica persuasiva). 3º Conhecimento inteligível - através da inteligência, faculdade superior da alma, podemos conhecer as coisas do mundo.
O mundo sensível é o mundo em que vivemos, o mundo que percebemos através de nossos sentidos. Já o mundo inteligível seria o mundo das ideias, onde as coisas são eternas, perfeitas e imutáveis. A cadeira do mundo sensível é uma cópia imperfeita da cadeira do mundo inteligível.
A DIALÉTICA PLATÔNICA COMO PONTE ENTRE O MUNDO SENSÍVEL E O MUNDO INTELIGÍVEL – Pensamento Extemporâneo.