Acredita-se que a doença Osgood-Schlatter é causada pelo repuxamento repetitivo e excessivo do tendão da patela no seu ponto de fixação na parte superior da tíbia. Esse ponto de fixação se denomina tuberosidade tibial.
Na tíbia existe uma área chamada tuberosidade, que está localizada aproximadamente 2 cm abaixo da patela e é, exatamente, neste ponto onde o tendão patelar se insere.
Nada mais é do que um aumento da tuberosidade da tíbia, em sua extremidade, logo abaixo do joelho. Quando acontece, enxergamos algo pontudo sob essa articulação, como se esse osso da perna estivesse se projetando para frente. E a questão é que pode doer demais.
O tendão patelar, atualmente denominado ligamento patelar, é uma extensão do tendão quadricipital, estrutura que vai do pólo inferior da patela até a tuberosidade anterior da tíbia.
O tendão patelar, também chamado de ligamento patelar, está localizado nos joelhos sendo a continuação do tendão do quadríceps, situado na frente do joelho. Sua função é oferecer o equilíbrio e estabilidade para as articulações do joelho.
Condromalácia patelar: seis dicas para acabar com as dores no joelho
A patela alta, pernas de tamanhos diferentes, encurtamento dos músculos e ângulo irregular dos joelhos também são causas da inflamação patelar. Assim como o mau alinhamento da rótula, déficit de movimento no tornozelo, a frouxidão ligamentar e a falta de flexibilidade do quadríceps.
Mosaicoplastia: é a retirada da cartilagem do próprio paciente de um local que não recebe carga articular para ser inserido na lesão do joelho; Transplante de condrócitos: células da cartilagem sadia são retiradas e cultivadas em laboratório para depois serem implantadas na lesão.
De acordo com o especialista, a linhaça, frutas cítricas, gelatina, folhas verde-escuras e leguminosas são alimentos ricos em colágeno tipo 2. Além disso, você pode (e deve) dar uma forcinha para que o organismo absorva bem essas proteínas e as converta em colágeno.
No entanto, são lesões que apresentam boa melhora após repouso, compressão de gelo e remédios anti-inflamatórios. Assim, indivíduos com lesões leves no menisco podem praticar atividade física normalmente após alguns dias de repouso.