A episiorrafia é a cicatriz resultante da incisão (corte) no períneo. Ja a episiotomia, é realizada com o objetivo de aumentar a abertura vaginal durante o período expulsivo, de forma a evitar lacerações extensas.
Expulsão espontânea da placenta e das membranas após a saída do feto. Extração manual da placenta e das membranas depois da expulsão ou extração do feto. Período correspondente ao terceiro tempo do trabalho de parto e que começa com a saída do feto e termina depois da expulsão ou extração da placenta e das membranas.
Descolamento periférico ou de Baudelocque-Duncan: quando o descolamento começa lateralmente, sendo a face materna a primeira face placentária visualizada na rima vulvar. Esse tipo é menos comum e tem escoamento de sangue antes da total expulsão da placenta.
Tipos de incisão A incisão da episiotomia, quando necessária, pode ser lateral, médio-lateral e mediana. A lateral está contraindicada por causar extensas lesões do músculo elevador do ânus.
Entre as consequências da episiotomia em curto prazo, segundo o obstetra e Conselheiro da Rede pela humanização do parto e do nascimento (REHUNA), Braulio Zorzella, estão a dor, as chances de infecção e a formação de hematoma na região.
A episiotomia é um corte feito na região muscular entre a vagina e o ânus, durante o parto normal, para facilitar a saída do bebê. Geralmente, a mulher não sente dor na hora da episiotomia porque está anestesiada, mas é normal sentir dor e desconforto ao redor da episiotomia nas primeiras 2 a 3 semanas depois do parto.
A cicatrização completa da episiotomia geralmente acontece em 1 mês após o parto, mas os pontos, que normalmente são absorvidos pelo organismo ou caem naturalmente, podem sair mais cedo, principalmente se a mulher tiver alguns cuidados que ajudam a acelerar a cicatrização.
Geralmente os pontos caem entre 7 e 10 dias após o procedimento.
Mas existem os pontos que são absorvidos pelo próprio corpo e que não necessitam de remoção nos serviços de saúde. Os pontos absorvíveis podem levar até 120 dias para total absorção dependendo do seu material. O médico cirurgião ou dentista deverá orientar se o ponto é absorvível ou se precisa ser retirado.
Os cuidados Se houver pontos, inchaço, vermelhidão, o médico pode recomendar sprays antissépticos, analgésicos e repouso. Para todos os casos, os médicos recomendam utilizar calcinha de algodão (e, quando possível, ficar um tempo sem), evitar fazer muito esforço e higienizar as mãos antes e depois de ir ao banheiro.
Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.
A região está cicatrizando e pode ficar dolorida, mas a mãe não deve se preocupar, os pontos vão cair sozinhos. retirados, de 8 a 10 dias, na Unidade de Saúde. Como o útero estará voltando ao tamanho normal, é comum ter cólicas, que, às vezes, aumentam durante a amamentação.
Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.
Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização. Você pode fazer isso com uma toalha macia ou uma gaze.
Para tomar banho, proteja o local do corte com material impermeável (como filme plástico). 3 – Se for preciso fazer algum movimento que aumente a pressão no corte, como tossir, espirrar, rir ou vomitar, posicione a mão sobre o corte e aplique pressão para manter os pontos seguros.
Posso usar Nebacetin pra fazer o curativo pós a cirurgia pra ajudar na cicatrização? O nebacetin não irá acelerar o processo de cicatrização, além de ter antibiótico em sua composição, que pode gerar resistência quando por ventura precise do mesmo no futuro. Além de ter alta incidência de eczema após seu uso.
O melhor para reduzir estes sintomas mais rapidamente consiste em manter sempre a pele bem limpa e seca, além de passar várias vezes ao dia uma pomada cicatrizante, como Nebacetin ou Bepantol Derma, por exemplo.