Só no Brasil, são 3,8 milhões. Isso significa que, a cada três seguidores de Kardec, um é brasileiro. Com isso, o maior país católico do mundo, com 123,4 milhões de fiéis, segundo o Censo de 2010, passou a ostentar outro título: o de maior nação espírita do planeta.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem o maior número de espíritas no mundo: são 2,3 milhões, ou 1,3% da população. Trata-se do terceiro maior grupo religioso do país, perdendo para os católicos (73,6% da população) e evangélicos (15,4%).
Todas estas práticas de origem africana passaram a ser associadas, recebendo a denominação de “baixo espiritismo”, termo que demarcava a condição inferior das mesmas, em contraste com o “alto espiritismo”, aquele de origem europeia. genericamente chamadas desta maneira, como uma forma pejorativa de se referir a elas.
catolicismo romano
De acordo com The World Factbook, elaborado pela CIA com dados de 2012, os sistemas religiosos e espirituais com maior número de adeptos em relação a população mundial são: cristianismo (28%); islamismo (22%); hinduísmo (15%); budismo (8,5%); pessoas sem religião (12%) e outros (14,5%).
Dados disponibilizados pela CIA, a inteligência dos Estados Unidos, afirma que as maiores religiões do mundo são2: cristianismo (31,4% da população mundial), islamismo (23,2% da população mundial) e hinduísmo (15% da população mundial).
Cristianismo: É a maior religião do mundo, com cerca de 2.de seguidores. É monoteísta e se baseia na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Islamismo: Possui aproximadamente 1.fiéis, é a segunda religião mais praticada no mundo.
Mundo contemporâneo
Religião dos brasileiros
As três principais religiões monoteístas, ou seja, crença na existência de um único Deus, surgiram no Oriente Médio: O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo. A religião com maior número de seguidores é o Islamismo (90% da população).
O Oriente Médio é marcado pela existência das três maiores religiões monoteístas: o Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.
Origem do Monoteísmo Por isso as religiões monoteístas, por vezes, também são chamadas de Abraamicas. No entanto, alguns estudiosos apontam que a primeira religião a adotar o Monoteísmo foi zoroastrismo, fundada pelo profeta Zoroastro, na antiga Pérsia.
Embora seja descrito como uma religião, o hinduísmo costuma ser definido com mais frequência como uma 'tradição religiosa'. É descrito como a mais antiga das religiões mundiais, e mais diversa em tradições religiosas.
Vedas
GRANDES LIVROS SAGRADOS – A TORÁ, O ALCORÃO E A BÍBLIA A literatura religiosa, além de ser uma das mais antigas da história da humanidade, é até hoje um instrumento poderoso e influente em todo o mundo.
Gênesis
a Bíblia
Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.
O Brasil começou a editar livros em de 1808 com a fundação da Imprensa Régia por D. João VI. A primeira obra a ser impressa foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga. Nessa época, era o Imperador que decidia que livros seriam publicados.
Para inserir-se no contexto da SI, o Brasil trilhou um longo caminho, que se inicia com a chegada dos colonizadores em 1500, sendo que os primeiros livros foram trazidos pelos jesuítas em 1549, com a instalação do Governo Geral em Salvador.