Assim, se a causa da adenite mesentérica for uma infecção viral, o médico irá recomendar remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno, para controlar os sintomas, até que o organismo elimine o vírus.
3. Banana. Com os episódios de diarreia, alguns nutrientes como magnésio e potássio são rapidamente perdidos. E, aqui, a banana é uma excelente aliada para repor esses componentes.
Um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde revelou que 64% dos surtos de diarréia aguda por contaminação com bactérias do grupo salmonella no estado de São Paulo são causados pela ingestão de ovos crus ou mal cozidos e de alimentos a base de ovos.
Além da salmonela presente nos ovos, há várias bactérias que podem causar problemas à saúde, como diarreia e vômito. Esses sintomas costumam aparecer cerca de 8 a 12 horas após a ingestão do alimento.
Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que te infectou e quais as suas condições de saúde no geral.
Diarréia é quando uma pessoa tem intestino solto e fezes aquosas. Quando isso ocorre após a ingestão alimentar é conhecida como diarréia pós-brandial (PD). A PD pode ocorrer sem aviso e causar desconforto e dor até que ocorra o funcionamento intestinal.
Mas é importante ficar de olho nos sinais emitidos pelo corpo após a ingestão exagerada do produto. Dor abdominal, gases e diarreia são sintomas da intolerância à lactose. Esses indícios aparecem quando o corpo não consegue quebrar o açúcar do leite, presente na fórmula da maioria dos chocolates consumidos nessa época.
Alimentos gordurosos e condimentados como pizza e hambúrguer podem acelerar o trânsito intestinal, deixando as fezes amolecidas e até mesmo com diarréia. Ou pode ser algum caso de intolerância a algum alimento, como o leite por exemplo. Mas nesse caso, é mais comum a associação com cólicas e distensão abdominal.
Esses sintomas geralmente indicam a intolerância à lactose. Ela ocorre quando o organismo não realiza a quebra do açúcar que contém no leite e em seus derivados. Significa que a enzina responsável por esse processo – a lactase – não é produzida pelo organismo ou é produzida em pequena quantidade.
A lactose atrai água e eletrólitos, por isso pode causar diarreia. Além disso, ela é fermentada por bactérias que povoam o nosso intestino, provocando gases e ácido lático.
Gases produzidos pelo consumo de chocolate podem gerar desconforto. O excesso de gases gerado por alimentos como o chocolate resulta em um acúmulo no intestino que tende a trazer desconforto, dor e inchaço abdominais.
Trata-se de um problema digestivo que acontece porque o corpo não consegue digerir a lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite e em seus derivados, como por exemplo, queijos, bolos, massas e sorvetes.
Essa quantidade contém a mesma quantidade de carboidratos que uma fatia de pão. Porém, irá ocupar muito mais espaço em seu estômago, que pode fazer com que sua barriga aumente temporariamente.
O consumo exagerado de carboidratos faz mal, pois estimula o hormônio insulina, que também é responsável pelo controle de água e sódio pelos rins. Por isso, a ingestão excessiva de alimentos ricos em carboidratos acaba levando a um inchaço crônico do corpo.