Perfil e horizontes A estrutura de um solo compreende várias camadas horizontais diferentes em cor, textura, composição etc. Cada uma dessas camadas é um horizonte do solo e seu conjunto constitui o que se chama de perfil do solo.
Os solos que contêm mais argila, são chamados argilosos. Ao contrário da areia, a argila possui grãos bem pequeninos e achatados.
O material de origem corresponde à formação rochosa original que foi intemperizada para dar origem aos solos, dando a ele suas principais características. ... Assim, materiais rochosos compostos por arenitos, por exemplo, darão origem a solos arenosos; já material composto por granito dará origem a outros tipos de solos.
O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo. ... Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem).
Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.
A vegetação protege o solo de diversas formas , as raízes protegem de maneira que dão uma solidez maior ao solo de modo que o mesmo fica mais firme , além de que ela suga o excesso de água do solo .
Já as zonas urbanas são áreas municipais que passaram pelo processo de urbanização fomentado sobretudo, pela industrialização. ... Além disso, a densidade demográfica das áreas urbanas é superior à das zonas rurais. As pessoas que vivem nas cidades constituem a comunidade urbana.