O Reanimador Manual é um equipamento bastante utilizado em atendimentos de primeiros socorros e unidades intensivas para ventilar o pulmão do paciente em caso de enfarto, asfixia ou afogamento. O Reanimador Manual é um aparelho indicado para uso em ambulâncias, hospitais e postos de saúde.
O ressuscitador manual Cardio-Pulmonar é composto por duas válvulas cujo funcionamento são: Ao pressionar o balão com as mãos, o ar em seu interior é deslocado até a válvula anti- reinalação, por onde se dirigi até o paciente para realizar a inspiração.
Respiração Artificial
Um ponto importante a ser destacado é que uma parada cardiorrespiratória, sem nenhuma intervenção, pode causar danos cerebrais em cerca de cinco minutos. Em cerca de 10 minutos, pode-se verificar a morte cerebral. O desfibrilador é um equipamento usado em casos de parada cardiorrespiratória.
De modo geral, quanto maior o tempo, principalmente acima de 10 minutos, maior a chance de sequelas neurológicas graves.
É provável haver dano cerebral, se a parada cardíaca durar mais de 5 minutos, e morte, se a parada cardíaca durar mais de 8 minutos. Assim, os primeiros socorros para parada cardíaca devem ser realizados o mais depressa possível. A parada cardíaca pode ser causada por qualquer coisa que cause a morte.