Para o serviço de Grauteamento, foi sugerido o Graute com resistência fgk1 = 20 MPa, traço 1:0,04:1,6:1,9 (cimento:cal:areia grossa:brita 0 ou pedrisco), com preparo mecânico em betoneira de 400 litros, pois é o mais recorrente utilizado nas obras brasileiras.
Traços comuns de argamassas A relação entre as proporções de cimento e os outros materiais componentes (areia, cal, água, aditivos) é denominada traço e pode ser especificado em massa, em volume ou em peso.
Argamassa é uma mistura composta basicamente por cimento, areia, cal hidratada e água, mas conforme a influência de características regionais, outros materiais têm sido utilizados na sua composição, como o saibro, o barro e o caulim, entre outros.
1:2:9 = Uma lata de cimento, duas de cal e 9 de areia (é a medida mais comum para massa de alvenaria com cal). 1:0,5:6 = Uma lata de cimento, meia lata de cal e seis de areia (esse traço é mais resistente e mais barato do que o primeiro, vai gerar mais economia para sua obra.
O primeiro ingrediente a entrar na masseira é a areia. Em seguida, acrescente o cimento e comece a misturar sem água, com o auxílio de uma enxada ou pá, até ficar uniforme. Se o tipo de argamassa precisar de cal, faça o mesmo procedimento e jogue o material por último sobre a areia já misturada com o cimento.
Dicas para argamassa de assentamento para blocos: Já os principais traços de argamassa para blocos com o uso de cal em uma parede de vedação são: 1:2:8 (uma parte de cimento, duas partes de cal e oito partes de areia) ou 1:0,5:7 (uma parte de cimento, meia parte de cal e sete partes de areia).
Para argamassa de assentamento de tijolos usa-se areia grossa ou média. Para chapisco usa-se areia fina ou média.
Como fazer o gabarito para assentar blocos:
A argamassa Polimérica serve para assentar tijolos e blocos de concreto, com menor custo por metro quadrado, com mais rapidez e qualidade. Fácil de armazenar e transportar dentro da obra, pode ser aplicada pelo auxiliar, enquanto o pedreiro assenta os tijolos.
Características
A construção de parede em alvenaria é a montagem de blocos interligados por massa de cimento. ... Normalmente, o que vemos os pedreiros fazerem é levantar as paredes colocando a argamassa entre cada fiada de tijolos e na cabeça do tijolo, ou seja, no meio do tijolo para que eles fiquem bem unidos.
Por ser uma massa de cimento, areia e cal, a argamassa é bastante resistente e oferece mais durabilidade para a construção. Essa massa tem a capacidade de formar uma camada uniforme e sólida que suporta a ação da água e protege contra infiltrações.
Diferenças Gerais O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.
As argamassas são compostas por uma mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, usadas para o assentamento de tijolos e o acabamento de superfícies. Podem ou não conter aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento – dosadas na obra ou através de processos industriais.
A argamassa, mais conhecida como "reboco", é utilizada para o primeiro acabamento da parede. ... Ela também é usada na nivelação de paredes, tetos e pisos. A massa corrida é aplicada após a argamassa, para dar acabamento na parede, deixando ela bem lisa.
A adição de excesso de cimento, realizada geralmente com o intuito de melhorar o comportamento mecânico, acaba por ter um efeito nocivo sobre a argamassa.