Pode ser encontrada em um arbustos nativos das regiões tropicais e subtropicais, tanto do Velho Mundo como no Novo Mundo. A fibra utilizada freqüentemente é fiada em fio compacto e utilizada para fazer tecidos como soft e a própria malha de algodão. É conhecido pela sua forma natural, versatilidade, e conforto.
A maneira mais fácil de saber se o tecido é 100% algodão ou não é teste de queima. Ele fornece dados valiosos sobre os cuidados apropriados e ajudará a colocar uma fibra em uma categoria específica. Cortar pequenos pedaços de tecido que você deseja testar e acendê-lo.
Já o poliéster é proveniente de fibras artificiais/sintéticas. “Ele tem a aparência de um tecido, mas, na verdade, é um fio de petróleo”, destacam Cristina Zanetti e Fernanda Resende. Sua maior desvantagem é o fato de barrar a entrada do ar e não permitir a saída do calor do nosso corpo.
Tecidos de boa qualidade são, por essência, mais macios. Chega a ser redundante dizer que você deve senti-lo, mas saber O QUE sentir é que será o diferencial, pois quanto mais liso, pesado (sim, tecidos bons são geralmente mais pesados) 3 maleável for o tecido, mais qualidade ele possuirá.