Capelães é o plural de capelão.
O dicionário responde: as duas formas estão corretas — guardiães e guardiões.
Aquele que professa a religião de Cristo. Feminino: cristã. Plural: cristãos. Superlativo: cristianíssimo.
O plural de giz - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual o plural de giz? Giz tem como plural gizes. Não há nenhum caso em que um substantivo terminado em z seja invariável no plural.
3) Normalmente, o plural das palavras terminadas por s, desde que não oxítonas1, faz-se do mesmo modo que no singular2: bônus, cais, lápis, ônus, pires, vírus, xis.
A tendência da língua portuguesa atual do Brasil é utilizar a forma de plural em “-ões”: guardião – guardiões, guardiães; verão – verões, verãos; anão – anões, anãos; cirurgião – cirurgiões, cirurgiães; corrimão – corrimões, corrimãos; vilão – vilões, vilãos; ancião – anciões, anciães, anciãos; ermitão – ermitões, ...
Significado de piri Espécie de junco de terrenos pantanosos de que se fazem esteiras no Norte do Brasil; piripiri.
Candeeiro, lâmpada, vela ou outra coisa acesa.
Lista com aumentativos e diminutivos
colherão
fiozão
Canoona | Definição ou significado de Canoona no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Livrão não tem servido como aumentativo de livro. Calhamaço não pode ser considerado como aumentativo de livro porque não pertence à mesma raiz de livro. Usa-se como aumentativo de livro a palavra livralhão por influência de livralhada que significa grande quantidade de livros.
Do mesmo modo, se poderão formar outros aumentativos, como, por exemplo, estrelaça.
Pratalhão
camisão
A formação do diminutivo se faz por meio de sufixos, entre os quais (z)inho é o que tem mais vitalidade: pão – pãozinho; pá – pazinha; mãe – mãezinha; coração – coraçãozinho; pastel – pastelzinho; colher – colherinha ou colherzinha; devagar – devagarzinho ou devagarinho ; igual – igualzinho e assim por diante.