Ela atua na área da Educação (Institucional) e Saúde (Clínica) e estuda o processo de aprendizagem humana. ... O principal objetivo do Psicopedagogo Clínico é identificar a melhor forma de aprender e o que pode estar causando o bloqueio na aprendizagem do paciente.
Psicopedagogia Clínica e Institucional: conheça mais sobre esta carreira. ... A especialização qualifica e prepara o profissional para dar assistência e desenvolver técnicas psicopedagógicas ao estudantes, aos pais e toda equipe pedagógica que está envolvida no processo de ensino-aprendizagem.
O psicopedagogo é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem. ... Já nos atendimentos clínicos com indivíduos, o psicopedagogo é capaz de identificar dificuldades, problemas e distúrbios no processo de aprendizagem, sejam de natureza emocional, social, física ou mental.
O objeto central de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
Este profissional deve ter a consciência de observar o indivíduo como um todo: coordenação motora ampla, aspecto sensoriomotor, dominância lateral, desenvolvimento rítmico, desenvolvimento motor fino, criatividade, evolução do traçado e do desenho, percepção espacial e visiomotora, orientação e relação espaçotemporal, ...
Diagnosticar uma dificuldade de aprendizagem é a questão mais importante do psicopedagogo, pois requer muita atenção, responsabilidade e sensibilidade para descobrir o que está interferindo na aprendizagem do aluno.
Atinge de 5 a 6 por cento da população com dificuldade de aprendizagem e envolve dificuldade na percepção, memória, abstração, leitura, funcionamento motor; combina atividade dos dois hemisférios. - Dispraxia: Dificuldade na planificação motora.
Quando se fala em DA, logo se associa o distúrbio à falta de atenção. De fato, existe uma enorme confusão relacionada ao Transtorno de Atenção com Hiperatividade (TDA/H) e os DA. Mas estes conceitos não devem ser usados como sinônimos, porque representam duas entidades distintas.
Como conseqüência de sua dificuldade de aprendizagem, os alunos podem apresentar baixos níveis de autoestima e de autoconfiança, o que pode conduzir à falta de motivação, afastamento, crises de ansiedades e estresse e até mesmo depressão. A dificuldade que mais é encontrada na atualidade é a dislexia.
Acompanhe este artigo e veja nossas 6 dicas para lidar com a dificuldade de aprendizagem: