Fórmulas para representar as Ligações Iônicas
Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.
Cada ligação covalente normal é formada por um elétron de cada átomo (compartilhamento de um par de elétrons); como não há ganho nem perda de elétrons, os compostos formados são eletricamente neutros, e chamados de moléculas.
Para que uma ligação covalente coordenada ocorra é necessário que um dos átomos compartilhe um par de elétrons com outro átomo, e ao mesmo tempo, faça cessão de um ou mais elétron(s) com outro átomo, que apenas participa da ligação recebendo o(s) elétron(s).
Essa ligação também ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons, porém, a diferença é que, na ligação covalente normal, os elétrons são provenientes dos átomos dos dois elementos, já na ligação covalente dativa, os elétrons são provenientes somente de um dos átomos.
Ligação covalente dativa ocorre quando um átomo compartilha seus elétrons. Essa ligação obedece à Teoria do Octeto, onde os átomos se unem tentando adquirir oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade eletrônica. Exemplo: formação de dióxido de enxofre (SO2).
na ligação covalente o par de elétrons provém dos dois atomos participantes da ligação, ou seja, cada átomo doa um eletron, e assim, os atingem a estabilidade. Já na coordenada(alguns livros chamam de dativa) o par de elétrons é fornecido por um só átomo.
Os gases nobres (Família 8A) são os elementos da tabela periódica que possuem oito elétrons na camada de valência. A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons. Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade.
Regra do Octeto – Os elementos químicos devem sempre conter 8 elétrons na última camada eletrônica ou camada de valência. Na camada K pode haver no máximo 2 elétrons. Desta forma os átomos ficam estáveis, com a configuração idêntica à dos gases nobres.
A Teoria do Octeto determina que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência com oito elétrons. Sendo assim, o átomo é considerado estável quando apresentar 8 elétrons em sua última camada da eletrosfera.
O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade. De uma forma geral, o núcleo é instável se seu número de prótons é igual ou superior a 84.
Um átomo estável é um átomo que tem estabilidade nos elétrons. Para um átomo ser estável, ele deve ficar sem elétrons ou seguir a regra do octeto(ter 8 elétrons covalentes). Todos os gases nobres são estáveis(ex.: Hélio, Xenônio, etc.).