Passo a passo:
Como ligar tomada de uso geral? O primeiro passo é passar os cabos juntos até atingir o último ponto de tomada. Vão ser passados 3 cabos que são fase, neutro e terra, sempre deixando uma sobra de cabos suficiente para fazer as emendas de derivação em cada caixa de passagem.
Passo a Passo
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
As tomadas são classificadas da seguinte maneira: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N e O. Cada tipo tem uma forma e quantidade de pinos. Na Europa, por exemplo, os tipos mais utilizados são o C e o F, ambos com dois pinos redondos. Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos.
O interruptor é um dispositivo simples criado pelo médico Golding Bird, aproximadamente na década de 1840, utilizado na abertura de circuitos elétricos em redes, tomadas e entradas de aparelhos eletrônicos, basicamente na maioria das situações que envolvem o ligamento ou desligamento de energia elétrica.
Uma característica das tomadas e interruptores é o aproveitamento do ponto de energia e neste caso é comum colocar tomadas e interruptores juntos, isto quando não se coloca tomadas duplas ou interruptores duplos para permitir o aproveitamento do ponto de acesso de energia elétrica naquele local. ...
Lista prática para viajantes: tomadas e voltagem de cada país
A tomada padrão europeu tem um sistema de voltagens unificado, que pode variar entre 220v e 240v — mas você deve pesquisar com antecedência o padrão do país que você vai visitar, sob o risco de queimar seus aparelhos. As tomadas de 220v estão em países como Itália, Espanha e Portugal.
Estas são as 10 melhores marcas de tomadas e interruptores do mercado brasileiro de materiais elétricos
Você sabe quantas tomadas são necessárias para cada cômodo? A NBR 5410, que é a norma que estipula as condições adequadas das instalações elétricas, estipula que pelo menos uma tomada deve ser instalada a cada oito metros quadrados. Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros.
Antes da instalação – Comece lembrando que uma parte fica dentro da casa e outra fora. Escolha o local em que ficará o aparelho de saída de ar e considere que ele é ligado por tubos e fios até a outra parte do aparelho, que deve ficar na área externa.
As tomadas com dois pinos podem ser ligadas sem se preocupar com a polaridade, pois elas foram projetadas para aceitar qualquer inversão, mas se você tirar a tomada e colocar imediatamente invertendo, podem acontecer centelhas da carga que fica retida no aparelho por até alguns minutos.
Se você tiver três fios na caixa (preto, branco e cobre), precisará conectar um fio terra. Se você tiver apenas dois fios e uma tomada de dois pinos, poderá aterrar a tomada conectando um receptáculo de GFI ou GFCI. Esse esquema supõe a instalação de um fio terra na tomada e o aterramento da caixa da tomada.