Como as cores na educação infantil ajudam na escola? O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades.
Veja 4 maneiras para ensinar as cores na educação infantil
No início do processo, peça à criança para juntar os objetos de uma determinada cor; se a criança não conseguir, mostre-lhe alguns desses objetos para que ela compreenda a ideia. Mantenha-se pelas cores básicas: vermelho, azul, branco, preto, amarelo; mais tarde vá juntando outras cores.
Para se trabalhar cores é importante que os materiais apareçam também nas mais variadas delas, para que os alunos tenham contato com a diversidade das mesmas. Porém, nessa faixa etária o principal é trabalhar com as cores primárias – vermelho, azul e amarelo.
Atividades para trabalhar a diversidade com os seus alunos
Para tornar o aprendizado mais envolvente, a sala de aula recebeu o “Cantinho do Amarelo”. Nesse ambiente, os alunos coloriram o tecido utilizando as mãos e tinta guache amarela. Eles também fizeram um passeio pela escola e separaram diversos objetos com a cor amarela para compor o espaço.
A criança descobre que o mundo é colorido a partir dos 3 meses porque sua visão não está mais “embaçada”. Começa a fixar o olharem objetos de cores básicas ou primárias, como vermelho, verde,azul, amarelo. Com cerca de 1 ano e 5 meses, diferencia as cores. E ,aos 2, geralmente, passa a nomeá-las.
Como trabalhar “escuta, fala, pensamento e imaginação” na sala de aula?
Segundo a BNCC, através do campo de experiência do corpo, gestos e movimentos, as crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções do seu corpo. Com isso, elas desenvolvem, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que oferece risco à sua integridade física.
A APRENDIZAGEM POR MEIO DO CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS A dimensão corporal é parte integrante da experiência humana e da cultura. Portanto, mais do que um deslocamento do corpo no espaço, o movimento constitui-se como uma linguagem. Por meio do corpo e do movimento, a criança interage e se comunica.
O movimento é muito importante para o pleno desenvolvimento da criança. Desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas. ... Portanto, o movimento é utilizado pela criança como uma linguagem, tanto para agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas.
No ensino fundamental a criança tem uma capacidade maior de refletir sobre suas ações, de tomar consciência dos mecanismos que controlam seus movimentos.
A Arte na Educação Infantil é uma importante ferramenta da educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Afinal, por meio da arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto, por exemplo.
Indo além do aspecto físico da prática É importante ressaltar que fazer educação física na escola ajuda os alunos a se desenvolverem pessoal e socialmente. Eles trabalham como indivíduos, em times ou equipes, desenvolvendo conceitos de justiça, além de responsabilidade pessoal e social.
Provocar o movimento, seja literalmente levantando os bracinhos e perninhas, seja atraindo a criança com objetos ou sons pode ser um bom começo. Fazer mímicas faciais e gestos de frente para criança também é recomendável.
Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica e social, sendo fundamentais para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano. ... O movimento é fundamental para a construção da autonomia, já que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância.
Explorar diferentes posturas corporais, como: Sentar-se em diferentes inclinações. Deitar-se em diferentes posições. Ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc. Ampliar progressivamente a destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de realizar diversas atividades.