Adquira o hábito de reduzir a marcha enquanto as rodas estiverem girando. Às vezes, quando uma moto para de se mover, os "dentes" das marchas se alinham em uma posição que torna impossível trocar para uma marcha menor até que você solte a embreagem. As motos modernas usam o freio dianteiro para parar.
A primeira marcha é usada para mover-se, manobrar e para andar lentamente no trânsito, trevos, e cruzamentos. A segunda marcha é usada para se deslocar em aclives muito íngremes, aumentar a velocidade depois de se afastar e dirigir em baixas velocidades.
Mude primeiro para a segunda e, se for uma ladeira muito íngreme, para a primeira. Não tenha medo de pisar fundo no acelerador, caso contrário o carro pode morrer.
Mantenha distância do carro da frente para evitar recorrer ao pedal com tanta frequência durante o anda-e-para. Quando ficar parado, prefira o freio de mão. Se estiver em uma ladeira ou trecho de serra, também recorra ao freio de estacionamento, seja na subida ou na descida.
Ao subir, apoie um dos pés na pedaleira e, com as mãos no ombro do condutor, passe a outra perna por cima do banco. Para descer, leve novamente as mãos sobre ombros do condutor, levante-se com os dois pés apoiados na pedaleira, contorne a perna direita por trás até chegar ao chão.
Especial: Dicas para levar garupa na moto
Na hora de subir Caso sua moto tenha baú, basta apoiar o pé na pedaleira, subir, dobrar a perna e passá-la sobre o banco. Mas fique atento para não se desequilibrar, se a moto cair parada você pode acabar com o passeio romântico antes mesmo de começar.
Como andar na garupa de uma moto esportiva?
— Para usar saia-lápis, subo a saia na altura da cintura e visto uma calça bailarina. Quando desço da moto, coloco a saia no lugar e tiro a calça — ensina Marianna, que mantém o blog “2 rodas na passarela”.
Deixe a bota delicada e com salto para ser vestida quando você descer da moto e não for mais subir na garupa. As luvas, calças e botas de motociclismo têm proteções fundamentais para sua segurança.
As peças que formam uma roupa para andar de moto ideal são:
O motociclista deve estar sempre com a vestimenta adequada, com capacete fechado, jaqueta com proteções de coluna, ombro e cotovelos, calça feita de material resistente, botas de cano curto e luvas. Nos dias de calor, vista uma jaqueta ventilada para não transpirar tanto e sentir desconforto durante a viagem.
Mulheres podem usar botas com jeans ou saia, além de muitas bijuterias, acessórios e bolsa característicos de motociclistas. Roupas com franjas são um toque divertido e o couro, um elemento absolutamente necessário, tal qual o preto.
Diz a lenda que os motociclistas são “maus” porque andam em bandos, vestem preto e couro. Mas por que eles usam esse estilo de roupa? A resposta é: além de ser a sua marca registrada, a cor escura disfarça a sujeira que se acumula durante as longas viagens.
Big Trail. O novo modelo do capacete AGV AX-8 Dual EVO é extremamente versátil tanto para o uso na estrada quanto no off-road. Casco composto por fibra de vidro, Kevlar e carbono, pesa apenas 1.
[Custo x Benefício] Os 10 melhores capacetes de moto do Brasil
Confira a seguir quais são as melhores marcas de capacete disponíveis.
Melhores Capacetes de 2021
Ranking: Qual o Melhor Capacete para Bicicleta de 2021?
Para ser efetivamente seguro e confortável, o capacete deve obrigatoriamente se ajustar bem à cabeça. Para saber o seu tamanho, passe uma fita métrica em volta da cabeça, na altura da testa.
* Narigueiras e forros removíveis: a narigueira é um suporte de plástico implantado na frente do capacete que serve para evitar que o mesmo embace com a respiração do piloto. Alguns modelos permitem que ela seja removida sempre que necessário.
A Narigueira Universal é prática e deixa qualquer capacete cheio de estilo e é muito fácil de instalar. Primeiro veja se é possível aplicar a narigueira universal no capacete (Verifique o espaço entre o casco e o acabamento/forração).