Não tendo obtido sucesso durante sua vida, Van Gogh passou a ser considerado um louco e um fracassado, conquistando alguma fama após seu suicídio; ao que sua depressão se agravou, o pintor disparou com um revólver contra seu próprio peito em 27 de julho de 1890, vindo a óbito em razão dos ferimentos apenas dois dias ...
Theodorus van Gogh (Zundert, 1 de maio de 1857 – Utreque, 25 de janeiro de 1891) foi um negociante de arte dos Países Baixos, irmão mais novo do pintor Vincent van Gogh. O apoio financeiro dado por Theo a seu irmão, a partir de 1880, lhe permitiu dedicar-se exclusivamente à pintura.
Portrait of Dr. Gachet
Ele sofreu de depressão desde muito jovem, e só começou a pintar aos 28 anos, depois de ter tentado várias profissões, como vendedor de arte e missionário. Seu irmão, Theo, foi de grande importância na vida de Van Gogh, pois, além de ser um grande apoio, era quem o suportava financeiramente.
O principal critério de valorização de uma obra de arte é o renome do artista, a marca que sua assinatura atribui ao quadro. Quando um artista se torna uma marca, o mercado tende a aceitar como legítima qualquer coisa que ele apresente e o poder da marca explica muita coisa no mercado de arte.
Cada obra de arte é única, por isso analisamos algumas características que podem apreciar ou depreciar seu real valor. São as principais: Artista - O fator determinante do valor de uma obra é a autoria da mesma, sendo que artistas da mesma época, escola e técnica podem atingir cotações distintas.
Parece estranho, mas apenas à primeira vista, porque o mercado possui regras que explicam o alto valor das obras. ... O valor, no entanto, tem pouca relação com a complexidade da obra. Também é preciso entender que as cifras não remetem muito à habilidade do artista.
Veja a seguir o ranking de 10 obras mais caras já negociadas em leilões:
A Caipirinha