O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.
IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal,que é um cálculo que serve para avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à altura....Tabela de resultados do IMC.
Para emagrecer sem engordar de novo, é aconselhado perder entre 0,5 a 1 kg por semana, o que significa emagrecer 2 a 4 kg por mês. Assim, se tiver que emagrecer 8 kg, por exemplo, são necessários, no mínimo, 2 meses de dieta e atividade física orientada para emagrecer de forma saudável.
Para identificar que uma pessoa está obesa, na maioria das vezes, utiliza-se o IMC, ou índice de massa corpórea, que é um cálculo que analisa o peso que a pessoa apresenta em relação à sua altura, sendo dividido em diferentes graus: Peso normal: IMC entre 18.
Calcule seu IMC
São consideradas magras pessoas com índice de massa corporal (IMC) menor do que 18,5. Se o IMC for ainda mais baixo, menor do que 17, considera-se magreza excessiva. Mais comum entre modelos. Há dois tipos de magreza.
Para saber se você é obeso, um bom indicador é o IMC (Índice de Massa Corporal) que é calculado pela divisão da massa pela altura ao quadrado.
Para ser considerada magra e saudável, uma pessoa deve simplesmente ter o Índice de Massa Corpórea – IMC, entre 18,5 e 24,9 Kg/m2, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Por décadas, a indústria da moda impôs uma beleza física baseada na magreza extrema.
Esse preconceito tem nome. “Gordofobia é um neologismo para o comportamento de pessoas que julgam alguém inferior, desprezível ou repugnante por ser gordo. Funciona como qualquer outro preconceito baseado em uma característica única”, explica o Dr.
Excesso de peso pode gerar consequências devastadoras para o coração, o fígado e a libido, por exemplo. O coração trabalha dobrado, a respiração é mais difícil e o cansaço não demora a aparecer. Carregar um peso extra não é fácil para o organismo.
O estigma social da obesidade refere-se à assunção preconceituosa de características de personalidade baseada no julgamento de uma pessoa por ter excesso de peso ou por ser obesa. É também conhecido como fat-shaming ou gordofobia.
A obesidade é um fator de risco para várias doenças dentre as quais podemos citar: câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabete Melittus tipo dois. O aumento do peso corporal é uma tendência mundial.
Complicações da obesidade
Para medir, basta calcular o valor do peso dividido pela sua altura ao quadrado. Qualquer resultado menor que 18, resulta no peso abaixo do esperado. Entre 18,5 e 24,49, normal. Já os resultados entre 25 e 29, 9, tem sobrepeso.
A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela obsessão à magreza e o medo de engordar.
Os distúrbios genéticos, que podem causar a magreza excessiva, estão associados a doenças graves, como anorexia nervosa, microencefalia e atraso de desenvolvimento físico em crianças. Descobrir essas falhas nos genes significa um passo adiante na busca pela cura dessas doenças.
Tanto que a perda de peso sem motivos aparentes é um dos sintomas da doença. Isso acontece porque o tumor causa um aumento nos processos metabólicos das proteínas. Como consequência, o corpo passa a precisar de mais calorias para realizar suas funções diárias, levando a um emagrecimento.