Tipos de proteção para uso em zonas 0, 1, 2 O tipo de proteção Ex d “invólucro à prova de chamas” permite a ignição de uma explosão dentro do instrumento elétrico. No entanto, o design construtivo robusto do instrumento impede que essa explosão escape do instrumento e, assim, se propague até a atmosfera explosiva.
Então, em ambientes industriais considerados Áreas Classificadas, exige-se o uso de equipamentos certificados para trabalharem nesses locais. Essa certificação assegura que uma possível faísca gerada dentro do equipamento, não causará uma explosão.
Os equipamentos que possuem a especificação Ex são os de segmentos elétricos, como motores, tomadas, luminárias, entre outros. Há também equipamentos Ex de automação, telecomunicações e instrumentação.
De acordo com o glossário da NR-20 (e também resumidamente citado na NR-10), áreas classificadas são áreas (locais, espaços, compartimentos e afins) nos quais uma atmosfera explosiva está presente ou na qual é provável sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais para construção, instalação e utilização de ...
A NR 20 define que os líquidos inflamáveis são os que possuem ponto de fulgor ≤ 60º. Por outro lado, os líquidos combustíveis encontram-se com ponto de fulgor > 60º C e ≤ 93º C. Já os gases inflamáveis são os que inflamam com o ar a 20º C e a uma pressão padrão de 101,3 kPa.
O adjetivo inflamável, “que se pode inflamar ou que se inflama facilmente”, se formou no próprio português, em meados do século XVI, a partir do verbo inflamar, “pôr fogo ou pegar fogo”, que é cerca de duzentos anos mais velho.
Os 5 elementos químicos mais letais
O Álcool é o combustível mais explosivo utilizado nos veículos, no entanto, ele é consumido mais rapidamente e acaba primeiro que a gasolina. Assim, podemos dizer que os motores a álcool são mais potentes e menos econômicos que os motores a gasolina.
Classificação da substância ou mistura: Produto químico não classificado como perigoso de acordo com ABNT NBR 14725-2 Recomendações de precaução: Leia o rótulo antes de utilizar o produto. Outras informações: Não classificado como produto perigoso pela ONU.
Cargas perigosas são quaisquer cargas que, por serem explosivas, como os gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infecciosas, radioativas, corrosivas ou poluentes, possam representar riscos aos trabalhadores, as instalações físicas e ao meio ambiente em geral.
Lesão Térmica: pelo calor ou frio; ● Lesão mecânica: por ondas de choque, força de impacto ou explosão; ● Asfixia: causando complicações respiratórias; ● Lesão química: alterando estrutura e função celular, tecidos ou órgãos; ● Lesão etiológicas ou contaminação por microorganismos; Lesão radiológica.
Sinalização. Os tipos de transporte de cargas perigosas devem ter o rótulo de risco, painel de segurança e o número ONU. É preciso que ambos estejam fixados em locais visíveis. Desse jeito, simplificam a identificação do produto em caso de acidente, auxiliando nas operações de resgate e até mesmo na limpeza.
O transporte de produtos perigosos deve ser realizado em veículos automotores ou elétricos classificados como "de carga" ou "misto", conforme definições e prescrições específicas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro - CTB, salvo os casos previstos nas Instruções Complementares a este Regulamento.