O exame se divide em quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão. É importante que o paciente esteja confortável física e psicologicamente em todos os momentos do exame físico. A primeira parte diz respeito à inspeção.
A NIC inclui todas as intervenções que os enfermeiros realizam para os pacientes, sejam elas independentes ou colaborativas, de cuidado direto e indireto dos pacientes. Na escolha da NOC o enfermeiro faz uma descrição do resultado atual e escolha do resultado desejado (estado final).
O exame físico de enfermagem é a investigação do corpo do paciente para determinar o estado de saúde do mesmo. Ele costuma ser realizado pelo enfermeiro e o procedimento completo inclui peso, altura, sinais vitais e um exame céfalo caudal (da cabeça para os pés) de todos os sistemas do corpo do paciente.
Realizar o exame físico no sentido crânio-caudal. Confortar, organizar e posicionar o recém-nascido. Retirar as luvas. Realizar a Higienização das Mãos (ver POP de Higienização das Mãos) • Registrar o exame no prontuário, em impresso próprio da unidade.
As primeiras horas. Imediatamente após o parto, devem-se avaliar, no recém-nascido, esforço respiratório, batimentos cardíacos, cor, tônus e irritabilidade dos reflexos, todos componentes-chave para pontuação de Apgar no 1º e no 5º minuto após o nascimento ( Classificação de Apgar).
Para posicionar o RN, um rolo maior deve ser confeccionado e passado na região dorsal, entre as pernas e na região ventral, entre os membros superiores do RN. Facilita o comportamento das mãos na linha média e comportamento mão boca e o DLD favorece o esvaziamento gástrico (SARMENTO, 2007 e DE PÁDUA, 2009 ).
A posturação do recém-nascido exige um trabalho multiprofissional articulado, que envolve questões tradicionais do cuidado neonatal, mas também novas visões e técnicas, uma vez que o cuidado adequado, incluindo a preocupação com o cérebro em formação do recém-nascido, é o que, por muitas vezes, garante a sobrevivência ...
Fontanela é o espaço amolecido entre os ossos do crânio dos recém-nascidos. São também conhecidas como “moleiras”. O crânio do recém-nascido possui seis fontanelas. Uma fontanela anterior (ou bregmática) e uma fontanela posterior ou lambdóidea.
Uma das formas de medir o perímetro cefálico do bebê é posicionando uma fita métrica acima dos olhinhos do bebê, ou seja, bem rente em sua testa, de modo que os cabelos não atrapalhem durante o processo. Porém, só o pediatra do pequeno poderá, de fato, avaliar se ele está se desenvolvendo dentro dos padrões esperados.