Seção/secção: ato ou efeito de secionar/seccionar, de cortar em partes; repartição; unidade de uma organização (seção de protocolo, seção de compras). Sessão: tempo de duração de um evento (foi aprovado na sessão plenária; espetáculo da sessão das oito; sessão de psicanálise, sessão de fotos).
Normalmente, um jornal é dividido internamente em várias seções que podem incluir notícias locais, notícias internacionais, negócios e economia, esportes, política, meio ambiente, classificados, entrevistas, colunas de opinião, cartas de leitores, entretenimento, arte e cultura, eventos, guia de televisão e sociedade, ...
Alguns profissionais não interferem direto na realização da notícia, mas coordenam o jornal (ou alguns cadernos) como um todo. O editor executivo supervisiona os editores e participa de decisões administrativas e o editor-chefe ajuda, por exemplo, a definir o estilo e a direção da apuração das matérias.
Nos jornais, os editoriais são organizadas por assunto, em cadernos e suplementos temáticos. São fascículos de encadernação separada incluídos no conjunto publicado e de periodicidade predeterminada (geralmente semanal).
Capa do Jornal: Cabeçalho: fica no início da página, onde se encontraram a logomarca, título/nome do jornal, edição, editorial, preço, ano, editor-chefe, numeração e data. ... É a notícia que ganha destaque na primeira página, recebendo o nome de manchete de edição.