De acordo com a normatização, as medidas devem ser colocadas na ordem: comprimento x largura x altura. Por exemplo, uma caixa com 30 cm de comprimento e 12 cm de largura, indicaríamos da seguinte maneira: 30 cm x 12 cm.
Como exemplo, se formos medir a área de uma caixa, o comprimento será o tamanho de uma ponta à outra da caixa medindo pelo lado maior; a largura será a medição do lado menor, e a altura será a medida da parte debaixo até a parte de cima.
Comprimento x largura x altura. Considere as medidas como interna. São três as medidas que você precisa extrair quando for determinar o tamanho de uma caixa de papelão. A primeira é o comprimento, a segunda é a largura e a terceira é a altura, essa no sentido vertical.
A área do quadrado e do retângulo é calculada multiplicando a medida do comprimento pela medida da largura. Todas as medidas devem estar na mesma unidade de comprimento. Veja a superfície da área com os blocos de cerâmica enumerados com dimensões de 1 metro de comprimento e 1 metro de largura.
Com base nessa descoberta, o comprimento de uma região limitada por uma circunferência é calculada através da expressão matemática C = 2 * π * r. Por exemplo, se uma região circular possui raio medindo 8 metros, seu comprimento será calculado da seguinte maneira: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para ter o resultado a regra é a seguinte: M² = base x altura (duas dimensões do piso). Veja um exemplo para calcular a metragem: 1 – Piso com medida de 45 x 45 cm, ou 0,45m x 0,45 m (o segredo é sempre utilizar a mesma unidade de medida, tudo em centímetros ou tudo em metro).
Para saber a área construída de uma casa são levadas em conta as áreas de todos os pavimentos considerados cobertos. Por exemplo, Se sua casa tem dois andares e mais um abrigo para carro a área construída será a soma do abrigo + a área do pavimento térreo + a área do pavimento superior.
A área não construída tributada pelo imposto territorial é igual à área total do terreno (1.
Área útil. Assim como a privativa, também engloba a área de uso exclusivo do proprietário, mas sem as paredes. É a soma das áreas de todos os cômodos do apartamento.
A Área Total de um imóvel contabiliza a área privativa mais a área de uso comum, o espaço existente dentro dos prédios. Inclui garagem, varandas, áreas de lazer, hall de entrada, jardim e outras áreas disponíveis no imóvel.
Área de uma habitação que, dependendo da sua tipologia, corresponde à superfície delimitada pelo perímetro do extradorso das paredes exteriores ou pela linha média das paredes divisórias.
Taxa de ocupação é a porcentagem do terreno que pode ser ocupado pela projeção da edificação. O objetivo da taxa de ocupação é limitar um crescimento urbano exagerado. A fórmula para calcular a TO é simples: (área total construída do primeiro pavimento + área excedente dos outros pavimentos) / área total do lote.
Para calcular taxa de permeabilidade, basta fazer a seguinte multiplicação: TP x CP, ou seja, 'taxa de permeabilidade prevista' versus 'valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada'. É desse modo que se obtém a área permeável mínima.
A fórmula sobre como calcular coeficiente de aproveitamento é: Área total construída / Área do terreno. Para exemplificar, vamos utilizar o mesmo terreno de 200m²: Exemplo 01: Se eu construir uma casa de três pavimentos de 120m² cada, a conta será: (120m² x 3 pavimentos) / 200m² = 1,8.
A área pemeável (em m²) consiste em toda parte do terreno que não possui revestimento de piso, permitindo que a água da chuva penetre no solo. Para efeito do desconto no IPTU, só podem ser consideradas as áreas pemeáveis que estiverem revestidas com vegetação (grama, arbustos ou árvores).
adjetivo Característica dos corpos que admitem a passagem de outros corpos por entre os seus poros. Que se consegue atravessar: o tecido era permeável a água. [Figurado] Que pode ser influenciado: pessoa permeável aos péssimos conselhos.
A permeabilidade diz respeito à capacidade de a água penetrar com facilidade nos objetos e ser retida por estes. Assim, um solo permeável é aquele em que a água consegue penetrar com bastante facilidade, enquanto o solo impermeável é o tipo de solo que não é capaz de reter água.
O recuo frontal é a medida, além da calçada, que deve ser deixada livre de edificações. ... Ou seja: um recuo frontal de quatro metros, que valia há 20 anos, pode passar a ser de cinco metros para novas construções.
Recuo Frontal é a distancia que você deixa da sua construção até a calçada. Normalmente se usa entre 4 e 5 metros, porém isso pode variar dependendo da prefeitura, da idade da construção ou das regras do condomínio (caso esteja construindo em um loteamento horizontal).
Art. 2º Os recuos laterais serão exigidos para lotes com testada superior de 8,00 metros e deverão ter no mínimo 1,50 metros para um dos lados, com exceção de garagem e escada, que poderão ocupar este recuo desde que tenham acesso para os fundos do lote. Não será necessário deixar recuo nos fundos.
Tamanho mínimo do recuo Deve-se levar em conta que o espaço da calçada é de três metros, assim, se você considerar desde a guia da calçada, então o espaço total livre terá de ser 8 metros, sendo 5 metros do recuo e mais 3 metros da calçada.
Geralmente essa distância varia entre zero, em regiões mais centrais das cidades, até 4 metros para rua locais e 6 metros para avenidas.
Se no seu projeto não constar o recuo que a prefeitura exige, ele não será aprovado e consequentemente não poderá ser construído. Se você construiu sem o recuo e sem aprovação da prefeitura, seu terreno ficará com uma construção irregular e aí dependerá da prefeitura tomar as medidas cabíveis.
A regra básica é ter 5 metros de recuo frontal. Porém nesta sua dimensão é possível que o recuo seja menor. Para isto é preciso consultar a guia amarela no site da prefeitura. É gratuita em Curitiba e pode ser obtida na hora.