Usando o Capacímetro Meça o capacitor respeitando sua polaridade, ou seja: com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor.
– Se o valor medido no multímetro for próximo ao valor do resistor, o resistor está ok. – Se o valor medido no multímetro for maior que o valor do resistor, o resistor está aberto, ou com mau contato. – Se o valor medido for menor que o valor do resistor, nada pode ser concluído.
1º passo: Faça o curto circuito novamente para liberar qualquer resto de energia elétrica que esteja armazenada no capacitor. 2º passo: Coloque o multímetro na escala de continuidade, e coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e espere alguns segundos para que ele possa ser carregado.
Para testar o sensor você pode:
R$ 16,58 Apenas 1X de R$ 16,58 sem juros.
No mercado brasileiro o capacitor utilizado nos ventiladores é chamado de capacitor permanente e é fabricado com filme de polipropileno metalizado com eletrodos feitos de um metal composto com alta pureza. Este capacitor recebe na sua fabricação um encapsulamento com resina epóxi própria para esse tipo de capacitor.
São dois cabos nas pontas e um no meio unindo os dois capacitores, isso possibilita ligar esses dois capacitores juntos ou separados. O vermelho é o cabo central, o preto e verde são os cabos das pontas.
Veja que a capacitância é igual a 1, dividido por 2, vezes PI, vezes a frequência, vezes a reatância indutiva. Caso você não saiba, PI é uma constante que vale 3,14. Então, multiplicando por 2 teremos 6,28, a nossa frequência é 60Hz, e a reatância indutiva que calculamos é 63,5 ohms.