A endoderme é o folheto embrionário mais interno da gástrula. É este folheto que forma o arquêntero – cavidade embrionária primitiva que dará origem ao sistema digestório.
É na fase de gastrulação que ocorre a formação dos folhetos germinativos, também chamados de folhetos embrionários. Na gastrulação, as células da blástula começam a se diferenciar, formando os folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Eles são os primórdios de todos os tecidos e órgãos.
O período de organogênese ocorre da quarta à oitava semana do desenvolvimento embrionário. Ao final da oitava semana, o funcionamento da maioria dos principais sistemas de órgãos é mínimo, com exceção do sistema cardiovascular.
4ª a 8ª semana Este é um período crítico devido à possibilidade de distúrbios que podem originar malformações congênitas no embrião humano.
Entre a quarta e a oitava semana os três folhetos germinativos diferenciam-se em órgãos e o embrião já tem forma humana. Este é o período mais crítico, pois pode haver malformações caso aconteça algum distúrbio.
Todos os órgãos e extremidades estão presentes e continuarão a se desenvolver para se tornarem funcionais. Os sistemas circulatório e urinário estão funcionando e o fígado já produz bile. O final dessa fase é a mais crítica, onde podem ocorrer abortos espontâneos.
O desenvolvimento pré-natal é dividido em três períodos, estabelecidos pela maioria dos embriologistas: período pré-embrionário, que vai da fecundação até a terceira semana de desenvolvimento, período embrionário, que vai da quarta semana à oitava semana, e o fetal, que vai do terceiro mês até o final da gestação.
O período fetal vai desde a oitava semana após a concepção até que ocorra o nascimento, aproximadamente quarenta semanas depois da concepção. É marcado por crescimento e refinamento contínuo das estruturas cujos fundamentos foram estabelecidos durante o período embrionário.
Com duração média de 40 semanas, a gravidez é dividida em trimestres. Cada trimestre tem características próprias das fases de desenvolvimento. O primeiro é o que requer mais cuidados. O segundo é o mais tranquilo e, o terceiro, a preparação final antes de ter o bebê nos braços.
Com o estudo do desenvolvimento pré-natal, pode-se observar que durante a gestação, o indivíduo em desenvolvimento pode ser influenciado pelo seu ambiente pré-natal. Entre os fatores que podem afetar o desenvolvimento pré-natal estão a nutrição e o uso de drogas.