O Plano ou Programa de Metas (31 metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil.
Elas promoveriam a integração do território nacional e justificariam o fomento à indústria automobilística. Assim, mais de 13 mil quilômetros de rodovias foram construídos ligando Brasília aos principais centros urbanos brasileiros. A nova capital foi inaugurada em 21 de abril de 1960.
Resposta. O objetivo da construção de Brasília foi, gerar empregos; promover a mão de obra nordestina e o desenvolvimento do interior, descentralizando a região centro sul.
A indústria automobilística brasileira começou com o verbo “montar”. A Grassi, fabricante de carrocerias, montava ônibus desde 1908 (e o fez até 1970). A Ford começou a montar seu Modelo T, o Ford “Bigode”, em 1919. Seis anos depois, a General Motors implantou uma linha de montagem no Brasil.
A Indústria automobilística instalou-se no Brasil em 1956, na cidade de Santa Bárbara d'Oeste (SP) com o início da fabricação da Romi-Isetta pelas Indústrias Romi S/A.
A primeira a se estabelecer no país foi a Ford, em 1919, ano em que iniciou a montagem do seu Modelo T, o Ford “Bigode”. Já em 1925 foi a General Motors. Nesta década surgiu também a primeira rodovia asfaltada, a Rio-Petrópolis. Entre 1920 e 1939, no estado de São Paulo, o número de carros saltou de 5 mil para 43 mil.
O primeiro automóvel no Brasil foi um Peugeot, modelo francês importado de navio até a cidade de Santos, pelo jovem de 18 anos chamado Alberto Santos Dumont, em 1894.
A Peugeot já 'estava' no Brasil desde 1898, quando Santos Dumont trouxe um carro da marca para cá. Mas a empresa só chegou de forma oficial ao país em 1992.
Sochaux, França
Armand Peugeot