Para usar a bombinha da asma com espaçador é recomendado:
Broncodilatadores inalatórios de ação curta Para o tratamento das crises, aqueles que são indicados são os broncodilatadores de ação curta, que agem em poucos minutos e exercem um efeito por cerca de 4 a 6 horas. Alguns exemplos de broncodilatadores inalatórios de ação curta são o salbutamol e o fenoterol.
O aparelho utilizado para a inalação de broncodilatadores, conhecido como nebulímetro (bombinha de asma), é um inalador dosimetrado ou spray, que ao ser acionado libera uma pequena dose da medicação armazenada em seu interior.
Não há evidências de que o paracetamol, quando utilizado durante períodos de doença respiratória, tenha sido associado a um maior risco de exacerbações de asma ou outras complicações relacionadas à asma do que o ibuprofeno.
É importante que a pessoa com asma evite sa e os alimentos ricos em açúcares simples e gorduras saturadas, além de produtos industrializados, principalmente durante uma crise. Estes alimentos são pró-inflamatórios, de modo que favorecem a inflamação do organismo e diminuem as defesas, dificultando o controle da asma.
Na maioria dos doentes, desde que se estabelece a intolerância à aspirina ela mantem-se toda a vida. A maioria destes doentes tem asma moderada ou grave. No sentido de prevenir as crises graves de asma, estes doentes devem evitar Aspirina, produtos contendo aspirina e outros analgésicos inibidores da cicloxigenase.
Beber leite ou ingerir laticínios não causa asma. Leite e outros produtos lácteos não causam asma. Isso é verdade se você tem alergia a laticínios ou não. Da mesma forma, se você tem asma, mas não tem alergia a laticínios, pode comer com segurança.
Asma noturna Em geral, a crise noturna ocorre devido ao resfriamento das vias aéreas, aumento da exposição aos alérgenos, posição reclinada do corpo favorecendo o refluxo gastroesofágico associada à apneia do sono ou ronco.
Quem tem asma não pode tomar sorvete. Pessoas que têm asma podem consumir gelados normalmente.
Os principais fatores que contribui para esta doença são: Em todo caso se for constatado a piora no quadro o segurado será enquadrado na aposentadoria por invalidez. Lembrando que o auxílio-doença é destinado para segurados que estão incapacitados temporariamente.
A suplementação da vitamina deve ser receitada por médicos, devido à dosagem, que deve ser personalidade. Contudo, no dia a dia, você pode incluir alimentos ricos em vitamina D em sua alimentação. Gema de ovo, fígado, manteiga, peixes, como a cavala, o salmão, o arenque; por exemplo, atendem bem a essa funções.
8 maneiras de controlar a asma
6 opções de Remédios naturais para Asma
Como prevenir ataques de asma
Os enfermeiros podem assumir um papel fundamental na prevenção e consciencialização, promovendo a importância do correto cumprimento do tratamento, fundamental para o controlo da asma, bem como fomentando medidas de vida saudável e ensinando como evitar fatores desencadeantes, sobretudo na asma alérgica.
Ela é aguda quando dura menos do que três semanas e, frequentemente, aparece após os resfriados. Se durar meses, torna-se crônica e geralmente é diagnosticada em fumantes de longa duração. Embora o asmático possa apresentar tosse, as crises de chiado e falta de ar são predominantes.
Os gatilhos mais comuns da asma são:
A forma mais grave de asma é chamada de estado de mal asmático. É um estreitamento grave, intenso e prolongado das vias aéreas, resistente ao tratamento.
Para manter uma alimentação equilibrada é preciso evitar o consumo de açúcares e doces em geral, bebidas artificiais (refrigerantes, sucos artificiais), embutidos (linguiça, salsicha, presunto, mortadela), salgadinhos de pacote, salgados de festa fritos (coxinha, risoles, bolinha de queijo) e frituras em geral.
Se sofrer de bronquite bacteriana e estiver tomando antibióticos, consuma alimentos azedos sem leite, como: quefir ou chucrute (diariamente, para reabastecer as bactérias benéficas no intestino). Exclua de sua alimentação: leite, queijos, chocolate, banana, alimentos fritos e refinados. Evite açúcar simples.
Como o nome diz, é uma doença que começa de repente, e costuma durar de cinco dias a quatro semanas. Nesse caso, a inflamação nos brônquios é de origem infecciosa. Os principais causadores são vírus (como influenza ou parainfluenza).
“A crise de asma é caracterizada por tosse, falta de ar e chiado no peito e, muitas vezes, os primeiros sintomas são de rinite, como espirros, coriza e entupimento nasal”, afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, já que a asma pode estar associada a essa outra doença.