o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás, da qual surge a umbanda; a capoeira, uma dança-luta praticada pelos antigos escravos criada no Brasil; a culinária, com vários temperos e pratos típicos, como o vatapá, o caruru e o acarajé.
A África é um continente com grande extensão territorial. Quanto as características naturais, podemos destacar o clima e vegetação, de um modo geral. ... Mais na parte central, predomina o clima tropical, vale destacar que a linha do Equador passa bem ao centro do continente e isso influencia muito as características dele.
Paisagem natural é o termo utilizado para se referir àquelas paisagens onde há ausência de elementos culturais (tal como cidades) e para se referir aos aspectos naturais de uma paisagem, principalmente ao conjunto das relações entre seus elementos componentes (clima, estrutura geológica, relevo, solos, águas e seres ...
Resposta. Sua vegetação é constituída por gramíneas e pequenos arbustos, é rala e espaçada, ocupando apenas lugares em que a pouca água existente pode se acumular (fendas do solo ou debaixo das rochas). As maiores regiões desérticas do globo situam-se na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi).
O bioma denominado deserto é encontrado em regiões de baixa umidade, onde existe uma grande variação na temperatura ao longo do dia, com pouca ou quase nenhuma precipitação ao longo do ano e o clima é predominantemente seco.
A paisagem do deserto do Saara é composta por dunas, oásis e vegetações esparsas. Ele está localizado numa região de planalto e apresenta um relevo acidentado e algumas cadeias montanhosas. O Deserto do Saara possui uma vegetação muito escassa, embora varie muito de região para outra.
Os maiores desertos do mundo
A falta d'água e o clima instável faz com que a vida nesses locais seja complicada. Não é nada fácil. Além do clima altamente seco e da água escassa, as mudanças de temperatura são enormes: de dia, o calor é de rachar, acima dos 40 ºC; de noite, faz frio abaixo de zero.
“Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto” (Nm 14:32). Ou ainda, a transformação inversa, ou seja, da vida ou da região após uma restauração: “O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa” (Is 35:1).
Que animais vivem no deserto?
As principais espécies encontradas no solo são: minhocas, caracóis, escaravelhos e formigas. No caso dos animais invertebrados, podemos dizer que eles são importantes, pois garantem a biodiversidade do solo e a fertilidade necessária para as plantas. As minhocas são bons exemplos de animais invertebrados.
camelo e dromedário O camelo é um grande mamífero acostumado a viver e trabalhar no ambiente quente e seco do deserto. Da mesma família da lhama e da alpaca, os camelos são conhecidos por sua…
A víbora de chifres, ou víbora-cornuda, como algumas outras serpentes do deserto, adapta-se bem à vida na areia. Ela sabe enterrar-se na areia, enrolando seu corpo munido de duas espinhas ventrais, e desaparece em alguns segundos, deixando de fora apenas os olhos e os “chifres”.
Hoje, sobreviveram apenas duas espécies: o dromedário (Camelus dromedarius), que possui apenas uma corcova nas costas, e o camelo-bactriano (Camelus bactrianus), que possui duas corcovas. O camelo é moldado para resistir ao calor. Sua pelagem evita a transpiração.
Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias.
Das 228.
Os agrupamentos remanescentes atuais, muito menores, com algo em torno de 2000 indivíduos cada, estão localizados a noroeste dos oceanos Pacífico, Antártico e Índico. Outros dois agrupamentos de baleias-azuis encontram-se ao norte do oceano Atlântico, e há pelos menos outros dois no Hemisfério Sul.
Rã A rã é um anfíbio de pele lisa que vive em ambientes aquáticos, como lagoas, rios e brejos.