Karl Marx foi um filósofo, sociólogo, economista, jornalista e teórico político alemão. Junto a Friedrich Engels, elaborou uma teoria política que embasou o chamado socialismo científico.
As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política — a compreensão coletiva do que é conhecido como o marxismo — sustentam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes (um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra ...
O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.
Karl Marx e as suas ideias mais importantes
Oulanem
O Capital
O Capital, Livro I (1867). O Capital, Livro II (1885), editado postumamente por Engels a partir de manuscritos e anotações de Marx. O Capital, Livro III (1894), também editado postumamente por Engels. Teorias sobre a Mais-Valia, às vezes chamado de O Capital, Livro IV, editado por Karl Kautsky em 1905.
O socialismo científico está entre as principais ideias de Karl Marx e é ele que leva ao comunismo. Resumidamente, é uma doutrina com orientações práticas para se instaurar a REVOLUÇÃO com a finalidade de se alcançar uma sociedade igualitária. No comunismo a religião, o Estado e o capitalismo são formas de alienação.
A teoria da mais valia. Marx percebe que há uma disparidade entre o valor produzido pelo trabalhador e a remuneração que ele recebe. ... Os outros 12 dias de trabalho, cujo valor é apropriado pelo capitalista, é denominado trabalho excedente. A mais valia, por sua vez, é o valor gerado pelo trabalho excedente.
Ele defende a tese de que os meios de produção e as fábricas e os pedaços de terra no caso de cultivo, devem pertencer aos trabalhadores. Um termo que ele usa é a Mais-Valia, que é usado para designar a desigualdade entre o salário pago e o valor do trabalho produzido.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
Peguemos, por exemplo, a ação social de um abraço, que pode carregar uma infinidade de sentidos. ... Com isso em mente, Weber estipula quatro tipos ideais de ações sociais: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional.
A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros. Tomemos o ato de escrever como exemplo. ... Sua ação só terá significado enquanto envolver outra pessoa.
Os valores sociais são valores que regem a comunidade coletivamente e em geral influenciam a cultura e a forma de vida da sociedade. ... É neste sentido que podemos relacionar os valores sociais vigentes numa sociedade às normas sociais que são estabelecidas por ela.
A seguir, veja uma lista com alguns dos valores humanos mais importantes e dicas de como torná-los cada vez mais presente em sua vida.
Os valores morais de uma sociedade Ocidental com influência do código judaico-cristão, são:
Os dez valores com percentagens mais elevadas foram: respeito, igualdade, liberdade, honestidade, solidariedade, amizade, responsabilidade, cooperação, empatia e justiça.