A caixa térmica para início das atividades diárias deve ter os seguintes cuidados: Temperatura da caixa entre +2ºC e +8ºC, monitorando-a com termômetro. Usar bobina de gelo reciclável. Separar algumas vacinas para serem usadas durante o dia e arrumá-las na caixa de maneira que não fiquem umas sobre as outras.
O objetivo da Rede de Frio é assegurar que todos os imunobiológicos mantenham suas características imunogênicas desde o laboratório produtor até o momento de sua utilização.
- A Rede de Frio ou Cadeia de Frio é um sistema logístico que compreende uma equipe técnica qualificada, equipamentos e procedimentos padronizados para o recebimento, armazenamento, conservação, manuseio, distribuição e transporte de imunobiológicos em condições adequadas de temperatura e protegidos da luz, desde o ...
A sala de vacinação é a instância final da REDE DE FRIO, onde os procedimentos de vacinação são executados, mediante ações de rotina, campanhas e outras estratégias. Todas as vacinas devem ser armazenadas em temperatura entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC. chamado de pirômetro.
Cinco passos para montar uma sala de vacinação
Conforme o PNI, a geladeira de vacinas deve ser organizadas da seguinte forma:
Termômetro Linear Ele deve ser colocado no centro da caixa, próximo às vacinas e tampá-lo. Aguardar meia hora para fazer a leitura da temperatura, verificando a extremidade superior da coluna.
O termômetro deve ser colocado na segunda prateleira da geladeira em posição vertical na área central do equipamento. A sua leitura deve ser realizada duas vezes ao dia, pelos profissionais que trabalham na sala de vacinas no início e no término do expediente de trabalho.
➢ O botão reset deverá ser pressionado quando for necessário apagar a memória do termômetro. Deverá ser usado assim que ligar o termômetro e aguardar cinco (5) segundos para a exposição das temperaturas interna e externa. ➢ O botão C/F quando pressionado deverá mostrar se a temperatura está em Celsius ou Fahrenheit.