Obras arquitetônicas, pinturas, esculturas, todas apresentam o caráter religioso e ritualístico. A religião servia como suporte para interpretar o universo, justificar a organização social e política, o que acabava por orientar, também, toda a produção artística desse povo.
A pintura religiosa foi amplamente usada na Idade Média com a finalidade de legitimar a religião cristã com grandes afrescos nas igrejas ou templos religiosos. ... Sem deixar totalmente de lado o aspecto religioso, surgiu a preocupação em representar as figuras, cenários, paisagens e objetos.
O principal propósito era orientar as pessoas na devoção cristã. Considerada o primeiro estilo de arte cristã, a arte bizantina era comandada pelo clero, que tinha a incumbência de organizar as artes. ... A finalidade da arte bizantina ia muito além da decoração.
Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...
Portanto, a arte medieval teve o papel de aproximar as pessoas da religiosidade. Sob a influência do clero católico, as principais produções medievais foram no campo da arquitetura, da pintura e da escultura.
Resposta: A arte medieval é aquela q foi produzida na idade média. Identificável por características próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
artistas arte medieval: André tafi, Hans Acker, barna de Siena, Jacopo Bellini, cimabe, Robert campin,mestre do bigalo. Arte romântica: Joaquim Manuel, Casimiro de Abreu,José de Alencar, Álvares de Azevedo, castro Alves, Bernardo Guimarães, Gonçalves dias, Manuel Antônio de Almeida, Fagundes Varela, visconde de Taunay.
A arte medieval é aquela que foi produzida durante o período da Idade Média (século V ao XV). Está associada à religiosidade, uma vez que nesse período a Igreja tinha grande poder e influência na vida das pessoas. Assim, o teocentrismo (Deus como centro do mundo) foi a principal característica da cultura medieval.
A arte medieval se desenvolveu em diversos campos como a arquitetura, pintura, música, escultura e literatura. Neste período, houve predomínio de dois estilos: - Estilo Românico: construções caracterizadas por paredes baixas e grossas, arcos redondos, grandes colunas, janelas pequenas e interior pouco iluminado.
Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. ... Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico.
As principais características da arquitetura gótica são:
A arte antiga refere-se àquela desenvolvida pelas Antigas Civilizações, que se estende até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 depois de Cristo, acuando das invasões bárbaras. ... A arte bizantina sofreu influências de Roma, Grécia e do Oriente, mas foi também conduzida pela religião.
A arte sacra era valorizada na era medieval, pois a religião predominante era o catolicismo. Na religião católica tinha-se o apelo de imagens, o que fazia que as artes sacras fossem altamente valorizadas.
Sua função é ornar os locais em que os ritos e celebrações religiosas ocorrem, envolvendo assim, as sensações de religiosidade e fé dos fiéis envolvidos, mediados por um ambiente sagrado chamado de “espaço litúrgico”.
Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. Toda produção começa a ser controlada pela igreja católica. A arte barroca começa então a se expandir para os países da Europa e do continente americano, onde a igreja já tinha poder.
1. Venerável; sagrado. 2. Que é relativo a ritos e ofícios religiosos (ex.: música sacra).
Arte sacra é o nome dado a toda produção artística qualificada e destinada ao culto sagrado.
A Arte Barroca é conhecida pelos detalhes, requinte e elegância exagerados. Desenvolveu-se no século XVII em uma época bastante significativa para a civilização no Ocidente, pois nesse momento ocorriam grandes transformações que revolucionaram a sociedade vigente.
Barroco é o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
A arte barroca procura comover intensamente o espectador. ... Contrariamente à arte do Renascimento, que pregava o predomínio da razão sobre os sentimentos, no Barroco há uma exaltação dos sentimentos, a religiosidade é expressa de forma dramática, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas.
O barroco foi um movimento artístico do século XVI que surgiu das crises dos movimentos renascentistas na Europa. Enquanto no período renascentista se valorizava a razão e perfeição nos detalhes das obras, no barroco havia a valorização do sentimento, emoções e todo o conjunto harmônico criado. ...
O gosto pela Arte Barroca veio temperado pela aproximação de realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas que estavam diretamente ligadas ao contexto da época, ou seja, a visão de mundo do homem do século XVII.