Resumindo: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.). Em geral, um composto é considerado volátil em razão das suas fracas interações intermoleculares, neste caso as moléculas se afastam levando o líquido ao estado gasoso.
Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC).
Alternativa “b”. Entre as moléculas de dióxido de carbono ocorrem interações do tipo dipolo induzido-dipolo induzido, pois o CO2 é uma molécula apolar. ... Quanto às forças intermoleculares, a molécula que forma ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) com a água é: a) H2S.
Ligação de Hidrogênio
Ligação de Hidrogênio
No estado líquido, uma molécula de água forma ligações de hidrogênio aleatórias com as moléculas vizinhas, condizentes com o seu estado físico (Fig. 5a). Contudo, no estado sólido, cada molécula de água forma quatro ligações de hidrogênio com as moléculas mais próximas, em uma estrutura tetraédrica (Fig.
ligação de hidrogênio
O álcool contido na gasolina solubiliza na água por ter a hidroxila (-OH) uma parte da molécula polar que faz pontes de hidrogênio com a água, mais intensas que as forças de Van der Waals, separando o álcool da gasolina.
Duas forças de naturezas distintas predominam na química; são aquelas denominadas intramoleculares, que ocorrem no interior de uma molécula, e as denominadas intermoleculares, que se tratam de interações entre duas ou mais moléculas, iguais ou diferentes.
ligações intramoleculares: - ocorrem entre os átomos para formar “moléculas”; - responsáveis pelas propriedades químicas dos compostos; - são elas: iônica, covalente e metálica.
Existem três tipos de forças intermoleculares, que são: dipolo permanente, dipolo induzido e ligações de hidrogênio (antigamente chamada de pontes de hidrogênio).
As forças intermoleculares são as forças de ligação entre as moléculas. Elas se dão pela atração entre pólos positivos e negativos das moléculas, sejam eles naturais (dipolo-dipolo e pontes de hidrogênio) ou induzidos (dipolo induzido - dipolo induzido). São bem mais fracas do que as forças intramoleculares.
Como o próprio nome já diz, as ligações interatômicas são as ligações que ocorrem entre os átomos e as ligações intermoleculares são aquelas que ocorrem entra as moléculas. As ligações químicas nada mais são do que a combinação de diferentes átomos para formar moléculas de novas substâncias.
Forças intermoleculares são as formas como as moléculas dos compostos (polares ou apolares) formados por ligações covalentes interagem ente si. ... Assim, a intensidade em que as moléculas interagem define o seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso).
Disposição das moléculas em substâncias nas diferentes fases da matéria. Os sólidos possuem maior força intermolecular, e os gases não possuem força intermolecular. ... Energia das forças interiônicas e intermoleculares.
Intermoleculares é a que acontece dentro de duas ou mais moléculas iguais ou diferentes.... Como exemplo de intramoleculares é as ligações químicas iônicas e moleculares metálicas... Como exemplo de intermoleculares é as ligações de hidrogênio e o dipolo-induzido... As mais forte são as ligações de hidrogênio...
As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.
Interações dipolo Instantâneo – dipolo induzido Também conhecida como forças de London ou de van der Waals, essas interações ocorrem entre moléculas apolares. ... Essa é a interação intermolecular mais fraca.