Resposta. A base Citosina (C) possui como complementar a base Guanina (G). Se num RNA mensageiro trocarmos C por G, na fita complementar será trocada G por C.
Ambas se combinam especificamente para formar o nucleotídeo, assim, adenina e timina, citosina e guanina, duas purinas e duas pirimidinas, se ligam por meio de pontes de hidrogênio, para formar o DNA, e, nesse mesmo arranjo, substituindo a timina pela uracila, têm-se o RNA.
Como ocorre a ligação entre as bases nitrogenadas? As fitas antiparalelas do DNA são unidas por ligações chamadas pontes de hidrogênio. Adenina se liga à Timina através de duas pontes de hidrogênio (A=T) e Citosina se liga à Guanina através de três pontes hidrogênio (C≡G).
As pontes de hidrogênio são ligações fortes entre as bases, para manter a estrutura da fita. Adenina e timina se unem por duas ligações de hidrogênio. Guanina e citosina se unem por três ligações de hidrogênio.
No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas: » Adenina (A) » Guanina (G) » Citosina (C)
Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo. Cada célula humana tem cerca de 25.
Por exemplo: se em uma molécula de DNA 20% dos nucleotídeos carregam a base adenina, a partir dessa informação saberemos a quantidade dos demais nucleotídeos. Ex: sendo a base A = 20%. Se A = T , então T = 20%. A soma de A + T = 40% da molécula de DNA, sobrando 60% para C e G, sendo 30% para C e 30% para G.
Resposta: As bases nitrogenadas dos ácidos ribonucleicos (RNA) são a adenina (A), a guanina (G), a citosina (C), a timina (T) e a uracila (U).
Qual das alternativas abaixo traz. apenas nomes de bases nitrogenadas púricas? A. Uracila e adenina.
Uma das quatro bases nitrogenadas contidas nos ácidos nucleicos e que intervêm no código genético. O que é Timina? O ácido desoxirribonucleico, ou DNA, é o que os genes são feitos.
Entre as características básicas da molécula de DNA destaca-se a complementaridade das bases (adenina pareia com timina, e citosina pareia com guanina), a qual torna o DNA adequado para estocar e transmitir a informação genética de geração para geração; e a polaridade oposta das fitas de DNA, ou seja, que uma fita tem ...