A bradipineia, bradicardia e hipertensão encontradas nesse caso constituem a tríade de Cushing. Essa resposta reflexa é causada por uma decorrência da isquemia causada pelo aumento da pressão intracraniana que leva a uma vasconstrição sistêmica e aumento da frequência cardíaca.
A tríade de Cushing é uma tríade de sintomas que podem ser um sinal do aumento de pressão na caixa craniana (hipertensão intracraniana)....São eles:
A tríade de Cushing se relaciona a hipertensão intracraniana grave. É composta por: Hipertensão arterial sistêmica (níveis pressóricos elevados) Bradicardia (baixa frequência cardíaca)
Os principais sinais e sintomas associados ao aumento da pressão intracraniana (PIC) correspondem à cefaléia, náuseas, vômitos e letargia, podendo ocorrer sintomas focais devido a lesões ocasionando síndromes de herniação.
Diversas são as causas: Processos com efeito de massa (Tumores, acidente vascular isquêmico ou hemorrágico), encefalite, meningite, trombose de seio venoso, pseudotumor cerebral, entre outras. A HIC é definida como uma elevação sustentada (> 5 min) da PIC para acima de 22 mmHg.
A sensação de pressão na cabeça é um tipo de dor muito comum e pode ser causada por situações de estresse, má postura, problemas dentários e também pode ser sinal de alguma doença como enxaqueca, sinusite, labirintite e até meningite.
O que fazer: se estes sintomas forem muito frequentes é preciso consultar um otorrinolaringologista para indicar a realização de alguns exames para definir o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, que na maioria das vezes, consiste no uso de medicamentos, como dramin, meclin e labirin, para aliviar ...