Em fevereiro de 1917, o partido menchevique tomou o poder do Czar Nicolau II, na Rússia. Era o fim do absolutismo monárquico. Feito isso, instalou-se um governo provisório republicano formado por liberais e progressistas que constituíam as bases do partido menchevique. ...
O grupo simpatizante das ideias de Lênin, os bolcheviques (que mais tarde dariam origem ao Partido Comunista da União Soviética - PCUS) se opuseram aos objetivos pregados pelo grupo capitaneado por Martov, que defendia que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando legalmente das atividades políticas.
A ruptura do Partido Operário Social-Democrata da Rússia aconteceu quando a organização realizava seu segundo congresso, em 1903. Naquela reunião, dois grupos se formaram: os bolcheviques, liderados por Lenin, e outro, os mencheviques, por Yuli Martov (também conhecido como Julius Martov).
Enquanto os bolcheviques defendiam a ideia de que o ideal seria uma revolução radical e política socialista (armada, se assim necessitasse o uso) os mencheviques defendiam uma revolução moderada, que aderiria à democracia e só então ao socialismo.
Resposta. O fracasso se deu quando Alexander Fyódorovich Kérensky ( político e advogado ) tentava abaixar os protestos e a revolta da população. Só que mais tarde ao declarar que a Russia permaneceria na Guerra, causou ainda mais a revolta da população em relação ao Governo Provisório de Kérensky.
O Governo Provisório teve início por causa das reformas liberais, incluindo a abolição da corporação policial, sendo substituída por uma tropa popular. ... Quando o Governo do czar dissolveu, duas instituições que eram rivais, o Soviet e a Duma, começaram a competir por quem ficaria no poder.
A ideia principal desses dois grupos era derrubar a Monarquia do Czar, termo atribuído aos monarcas do Império Russo. ... Os revolucionários Bolcheviques e Mencheviques, conseguiram tirar do poder a monarquia do czar, cada um com seu papel, e criaram a União da Republicas Socialistas Soviéticas.
A abolição de todas as restrições baseadas na classe, religião e nacionalidade. Preparativos imediatos para a convocação da Assembleia Constituinte na base do sufrágio universal e voto secreto, que irá determinar a forma de governo e a constituição do país.
Entre 1930 e 1934, seu governo foi chamado de Governo Provisório e iremos estudar este período no artigo de hoje. ... O principal objetivo do Governo Provisório era reestruturar a vida política do país.
As primeiras medidas do governo provisório foram: o fechamento do Congresso e do Senado, a suspensão da Constituição de 1891 e a destituição dos antigos presidentes de províncias (governadores). Também foram criados o Ministério da Educação e Saúde, bem como o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio.
Em fevereiro de 1917, uma onda de protestos e revoltas populares deram fim ao governo de Nicolau II. Formou-se um governo provisório controlado por Alexander Kerenski, um socialista de orientação reformista.
Os Mencheviques chegaram ao poder depois da revolução de março de 1917 ,quando Nicolau II foi afastado . No entanto ,o fato dos mencheviques terem insistido para que a Rússia participasse da Primeira Guerra Mundial fez com que eles perdessem o apoio popular .
Vladimir Lênin
O Governo Provisório iniciou-se em 1930, quando Getúlio Vargas foi nomeado presidente logo após a Revolução de 1930, e estendeu-se até 1934, quando Vargas foi reeleito em eleição indireta, dando início ao Governo Constitucional.
Resposta: O governo provisório instituiu o federalismo, os estados adquiriram autonomia, houve a separação entre igreja e estado e a convocação da Assembleia Constituinte.
Os historiadores dividem a Era Vargas em três fases: Governo Provisório (1930-34), Governo Constitucional (1934-37) e Estado Novo (1937-1945).
Um governo provisório, também chamado de governo interino ou governo de transição, é uma autoridade governamental de emergência criada para gerenciar uma transição política, geralmente nos casos de países novos, ou após o colapso da administração anterior.
O Governo Provisório foi o período da Era Vargas que foi iniciado em 1930, quando Getúlio Vargas ascendeu ao poder após a Revolução de 1930, e foi finalizado em 1934, quando Vargas foi eleito indiretamente presidente do Brasil para um mandato de mais quatro anos.