Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.
Verminoses causadas por Platelmintos
O sistema nervoso dos platelmintos é chamado ganglionar, formado por dois gânglios nervosos, que estão ligados a dois cordões nervosos ventrais e longitudinais, que são ligados por comissuras transversais e que percorrem toda a região ventral, até a parte posterior do verme.
As principais doenças causadas por platelmintos
Essas especies de vermes platelmintos são agregadas em três tipos principais: Turbellaria, Trematoda e Cestoda. Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas).
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.
planárias
Os platelmintos que mais parasitam o ser humano são: ascaris lumbricóides, ancilostoma duodenale, necator americanus,enterobios (oxiúros) vermiculares e wuchereria bancrofti. Os platelmintos são responsáveis por doenças como esquistossomose, teníase (solitária), cisticercose, hidatidose e a fasciolose.
Os platelmintos são animais dotados de órgãos definidos. Possuem o mesoderma, uma terceira camada de tecidos localizada entre a epiderme e o revestimento interno do intestino. O mesoderma dá origem aos órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor.
Platelmintos - Vermes de corpo achatado, em forma de fita; Nematelmintos - Vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; Anelídeos - Vermes de corpo dividido em anéis.
Os platelmintos são vermes achatados triblásticos acelomados, tubo digestório incompleto ou ausente, com uma simetria bilateral e são os primeiros animais a apresentarem um sistema nervoso central. ... Os nematódeos são vermes cilíndricos,triblásticos pseudocelomados, com sistema digestório completo - boca e ânus.
Digestão – os nematelmintos possuem um tubo digestivo completo, com boca e ânus, permitindo o animal ingerir alimentos que tenham partículas, que são processadas no interior do tubo digestivo. ... Tem uma cutícula espessa e pouco distensível, que nos parasitas, os protege da ação das enzimas digestivas do hospedeiro.
Sistema Respiratório e Circulatório Os nematelmintos, assim como os platelmintos, não possuem órgãos especializados em respiração e na circulação de substâncias. As trocas gasosas ocorrem através da pele e dos tecidos por difusão, e os nutrientes são absorvidos diretamente pelas células dos tecidos.
Os nematelmintos, também chamados nematódeos ou nemátodos, possuem sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe. As cadeias nervosas são encontradas ao longo de todo o corpo do animal, uma situada na região ventral e a outra na dorsal, e são responsáveis pela ativação da musculatura.
Eles são encontrados em diversos habitais, como água doce, mares, solo úmido, areia dos desertos, água parada, praias. No entanto, as espécies mais estudadas de nematelmintos são parasitas humanos sendo que o mais conhecido deles é a lombriga (Ascaris lumbricoides).
O pseudoceloma ("falso celoma") corresponde a uma cavidade que se forma entre a mesoderme e a endoderme. Portanto, ele é delimitado por esses dois folhetos embrionários. Essa característica o torna diferente do celoma, no aspecto evolutivo.
Resposta. Uma lista extensa de VERMES são capazes de parasitar a espécie humana. Um exemplo deles é: NEMATELMINTOS (Vermes cilíndricos) - Por exemplo o Schistossoma mansoni, que causa a esquistossomose; o Ascaris lumbricoides (lombriga), que causa a Ascaridíase.
Dentre as espécies mais conhecidas, destacam-se: Ascaris lumbricoides, a famosa lombriga; Enterobius vermicularis, causador da oxiurose; Ancylostoma duodenali, causador da ancilostomose; e Wuchereria bancrofti, causador da filariose.
Nematoda (nematódeos), nematelmintos, ou ainda nematelmintas, são um filo de animais cilíndricos espetacularmente alongados. São animais triblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral.
Lombriga, filaria e ancilóstomo são os representantes mais famosos do Filo dos Nematódeos. Porém, não há só parasitas neste grupo!
Os nematóides mais importantes são: Meloidogyne, Heterodera, Globodera, Pratylenchus, Rodopholus, Rotylenchulus, Nacobbus e Tylenchulus. Esses parasitas têm um estilete bucal que, além de retirar substâncias nutritivas das plantas, viabilizam a injeção de substâncias tóxicas no interior da célula vegetal.
Uma das maneiras mais eficientes para prevenção e controle de nematoides, é a manutenção na nutrição do solo, ou seja, utilizar-se de adubos orgânicos como esterco, torta de mamona e cobertura vegetal para suprir as necessidades do solo e assim proporcionar plantas mais fortes e mais resistentes.
Nematoides são vermes microscópios e geralmente abundantes no solo, água doce e salgada e muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas. ... Os nematoides alimentam-se nas raízes por meio de um estilete que é inserido nas células das raízes para remover o conteúdo celular.
Nematoides não são evitados. São controlados!
Algumas medidas de prevenção são fundamentais para o manejo adequado dos nematoides na soja:
Ao invés da areia, para tornar a mistura mais leve, sugerimos o uso da Perlita, que é um derivado de rochas vulcânicas, limpo de nematóides. Se vc for plantar espécies que gostam mais de água, como os Rhipsalis, Peperomias e Seduns, você pode usar um pouco de Vermiculita.
Controle de fitonematóides O descorticamento do rizoma, combinado com o tratamento térmico ou químico, pode reduzir sensivelmente a população de nematóides nas mudas infestadas. Neste caso, após limpeza, os rizomas devem ser imersos em água à temperatura de 55ºC por 20 minutos.
Controle de nematoides
Nematoides são vermes de tamanhos bastante variáveis e geralmente abundantes no solo e na água. Muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas.
Em plantas com folhagem resistente e dura, os parasitas desaparecem quando são fortemente pulverizados com água morna ou quando são mergulhados de cabeça numa solução saponácea. É fácil elaborar uma tal solução, bastando dissolver 20 gramas de sabão num litro de água quente.