4. Desenergização: Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. Após finalizar os processos realizados para eliminar a tensão do circuito, um condutor do conjunto de aterramento temporário deverá ser ligado a uma haste que deve ser conectada a terra.
O que é a desenergização? Esse é o procedimento realizado para a supressão da instalação. Ele pode ser definido como um conjunto de ações coordenadas, controladas e sequenciadas que se destinam à garantia da ausência total de tensão no circuito — devendo este estar sob controle durante todo o tempo de trabalho.
Energização: ato ou efeito de energizar. Consiste em passos e procedimentos que utilizados de forma correta levam energia a determinado equipamento, circuito ou sistema. 3.
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
O dispositivo DR é responsável pela proteção contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto, garantindo segurança para os usuários e mais vida útil aos equipamentos eletrodomésticos da casa. Este dispositivo deve ser instalado no sistema elétrico em conjunto com os disjuntores comuns.