Agosto
O ramo saudável apresenta o que chamamos de “gemas” e precisam ser podados após 2 gemas. Fase da lua: Muitos produtores aguardam a lua minguante ou nova de agosto, para realizar as podas da videira, quando a maior parte da seiva estaria na parte baixa da planta, evitando que a planta “chore” (perca seiva) e enfraqueça.
A poda de formação consiste em podar os futuros braços das videiras deixando no máximo seis gemas (Fig. 2E). As mudas que não foram despontadas, mas que apresentam vigor suficiente, são podadas na altura da estrutura de sustentação. As mudas fracas devem ser podadas a duas gemas.
O objetivo das podas de formação é orientar o crescimento dos ramos, quanto ao número, distribuição e tamanho convenientes. Significa formar uma planta com uma arquitetura caracterizada por uma copa com a parte interna aberta e um número adequado de ramos laterais produtivos.
Uma vez decidido o sistema de podas é muito importante definir a época de iniciar a operação. Há trabalhos que comprovam que quanto mais cedo for feito, melhor é a resposta em brotação e recuperação da área. O ideal é fazer em julho ou agosto, logo após a colheita.
A poda é a arte e a técnica de orientar e educar as plantas, de modo compatível com o fim que se tem em vista (Simão, 1998). ... É a técnica e a arte de modificar o crescimento natural das plantas frutíferas, com o objetivo de estabelecer o equilíbrio entre a vegetação e a frutificação.
No caso do corte é necessária uma autorização, sob pena de multa e reparação do dano para quem fizer de forma irregular. Já a poda de árvore quem realiza o procedimento é o próprio morador, sem a necessidade de autorização do Município, desde que se enquadre em determinadas características.
Na jardinagem, poda, podadura ou desbaste é o ato de se retirar parte de plantas, arbustos e árvores,cortando-se ramos, rama ou braços inúteis. Pode ser periódico. Se for bem executada, favorece o crescimento das plantas, formando-as, tratando-as e renovando-as.
verbo transitivo [Botânica] Suprimir entre duas safras os rebentos que brotaram em uma árvore; cortar ramos de plantas.
A poda deve ser realizada por pessoas especializadas e a melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, de maio a agosto. A poda feita no período chuvoso pode contribuir para que a árvore, com a exposição do corte, possa ser contaminada com fungos e bactérias resultando no seu apodrecimento.
A lua nova era mais indicada para o plantio de batatas e, também, para o trabalho de podas nas plantas; a lua crescente correspondia ao momento ideal para o plantio de mudas frutíferas; o período de lua cheia era o ideal para o plantio de mudas ornamentais; e durante a lua minguante, os povos antigos colhiam cereais e ...
Se está a implantar um gramado e quer que seu crescimento seja favorecido, faça as podas nesse momento, principalmente mais próximo à lua cheia.
Faça a poda no começo da primavera. Se esperar até os brotos terem se formado, você cortará o crescimento e limitará a produção de flores. Se podar muito antes, o frio pode impedir o crescimento que acontece logo após a poda.
Procure plantar as mudas em um local que receba muito sol e em solo misto (areia, composto orgânico e substrato para mudas em partes iguais). Regue abundantemente após o plantio e depois somente quando a terra secar. Mesmo as mudas resistem bem ao clima frio.
A buganvília prospera em lugares quentes e relativamente secos. Se você mora em uma região mais fria, é melhor plantar em um vaso e levar a planta para dentro de casa no inverno.