No domingo (08/6), Kathy Sullivan fez história com seu mergulho de 35.
Submarino particular, você já pode ter um Mas, para tanto, você terá que desembolsar nada menos que US$ 5,5 milhões de dólares. Ainda assim, é um avanço e tanto, não só para o lazer dos muito ricos, como para a exploração ainda incipiente do fundo do mar.
Folha Online - Mundo - Submarino Kursk.
A superioridade dos submarinos com propulsão nuclear também é comprovada pelas distâncias e velocidades que alcançam. Enquanto os submarinos convencionais se deslocam a uma velocidade média de 6 nós (aproximadamente 11km/hora), os com propulsão nuclear chegam a 35 nós — quase 65 km/hora.
A flotilha de submarinos britânicos hoje não é uma sombra do que foi. Hoje se resume a quatro submarinos de mísseis balísticos nucleares e sete submarinos de ataque. Quatro desses da década de 80, e aí que mora o problema. Os três mais modernos, da Classe Astute estão cheios de problemas, falhas de projeto, etc.
Atualmente, o Brasil conta com quatro submarinos da classe Tupi (Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó), um da série Tikuna e o Riachuelo, totalizando seis navios desse tipo.
A Guerra Fria acabou, os custos cresceram, submarinos foram sendo aposentados, e hoje os americanos possuem 52 submarinos de ataque 14 balísticos e 2 de mísseis comuns (fonte).
A Coréia do Norte tem uma grande frota de submarinos, mas apenas um submarino experimental conhecido, capaz de transportar um míssil balístico.
A Força Marítima de Autodefesa do Japão tem uma força de pessoal de 46 000 tropas (atualmente em torno de 45 800 pessoas), operando mais de 248 navios de guerra os mais importantes são, 50 submarinos, 8 porta helicópteros, 12 destróieres guiados, 65 escoltas contra torpedeiros e fragatas, 16 corvetas, 26 navio-patrulha ...