Mentira, falsidade Sinceridade, honestidade Movimento, gesticulação Lesão, dor.
1. Gesto; careta; esgar. 2. Escamoteação.
Movimento das mãos; destreza manual; prestidigitação. [Popular] Gesto cômico, afetado e exagerado; momice. Movimento de corpo que expressa a intenção ou vontade de dizer ou de fazer alguma coisa; gesticulação.
Trejeito (tre-jei-to)- s. m. Gesto, movimento de corpo. Gesto cômico, momice; careta, esgares.
Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.
O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de “sotaque nordestino”, é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões de habitantes, sofrendo variações.
Significado de nordestino Pertencente ou relativo ao Nordeste brasileiro. Habitante ou natural dessa região.
A cultura popular do Nordeste é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo é sensacional.
O apresentador usa a palavra para se referir ao que não presta, que é vago ou idiota. pânfora pode significar petistas, esquerdistas, antifas, professores e estudantes de universidades federais, jornalistas, maconheiros ou outros termos parecidos usados pelos direitistas.
Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.
O sotaque nordestino se originou dessa influência portuguesa, juntamente com uma influência francesa depois de alguns anos. Foneticamente falando: O sotaque do nordeste apresenta os fonemas /t, d/ palatalizados quando estão antes da vogal palatal alta /i/ ou depois da semivogal palatal alta /j/.
As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. ... É só reparar o sotaque e a região para lembrar os vários imigrantes que contribuíram para a história do país. No Sul, os alemães, italianos e outros povos vindos do leste europeu.