A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.
Por esta razão, o brincar é essencial e ajuda no desenvolvimento da criança. ... Fazendo distinção entre jogo e brincadeira pode-se dizer que o jogo é a atividade com regras que definem uma disputa “que serve para brincar” e brincadeira é o ato ou efeito de brincar, entreter-se, distrair-se com um brinquedo ou jogo.
As atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis social para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções. ... É através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimento, superar limitações e desenvolver-se como indivíduo.
A criança sinaliza a partir de suas relações sociais, daí a necessidade de se compreender o lúdico e o jogo para que haja ludicidade na interação entre educador e educando de forma que leve ao aprendizado. ...
A ludicidade contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Educação Física, é proposta através dos jogos e brincadeiras e objetiva que os educandos adquiram e desenvolvam capacidades de acordo com sua faixa etária e nível escolar, sendo esses objetivos específicos para cada etapa dos níveis de ensino da ...
É de grande importância que o lúdico faça parte das aulas de Educação Física, e até das outras disciplinas, pois ele pode auxiliar na socialização, na compreensão de algumas limitações que alguns alunos possam ter, e no resgate de momentos de alegria e prazer de muitos alunos.