5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. ... Seiketsu – Senso de padronização. Shitsuke – Senso de disciplina.
Então, se você se identificou, vamos seguir para o passo a passo de como implantar o 5S.
Etapa inicial e base para implantação da qualidade total, a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização), Shitsuke (Disciplina) .
O que é 5S? Os 5S consistem em um conjunto de ferramentas que auxiliam na qualidade empresarial. A sua origem tem como base os cinco “sensos” de limpeza e organização da cultura japonesa. Não é fácil encontrar o significado exato dos termos em japonês: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
O sitema 5S ou filosofia 5S é de origem japonesa, e consiste em vêm de cinco etapas de organização de ambientes de trabalho, Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalizar) e Shitsuke (disciplina).
Como visto anteriormente, adotar a metodologia 5s traz inúmeros benefícios às indústrias e empresas, como um todo. Com ela, é possível diminuir os desperdícios e aumentar a produtividade, além de melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida de todos os colaboradores.
A Metodologia 5S é uma ferramenta de gestão que ajuda empresas de qualquer porte ou segmento a reestruturar seus processos, com base nas melhores práticas de organização. Baseado em cinco sensos, auxilia a promover um ambiente de trabalho ágil, seguro e limpo.
Diante de um ambiente autodisciplinado acerca dos princípios 5S é possível que se tenha: Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho; Trabalho diário agradável; Melhoria nas relações humanas; Valorização do ser humano; Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos.
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO 5S. O 5S tem origem japonesa, são eles: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Essa é uma ferramenta que gera oportunidades de melhoria. Afinal, cria-se uma cultura de organização, onde tudo deve estar em seu devido lugar, possibilitando a redução de desperdício e otimização do tempo.
BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELA ORDENAÇÃO
O Senso de Autodisciplina ou Shitsuke é o 5º S do Programa 5S's. Esse senso indica o momento em que as pessoas se conscientizam da necessidade de buscar o auto-desenvolvimento e consolidar as melhorias alcançadas com a prática dos “4S” anteriores.
Consiste em identificar o que é necessário, e o que não é necessário para o trabalho; onde somente o que for necessário deve permanecer no local. Materiais, equipamentos e máquinas podem ser relacionados. Os itens desnecessários deverão ser descartados, ou disponibilizados para outros locais.
Limpar todos os locais, incluindo paredes, tetos, janelas, móveis, objetos, de forma a deixar tudo limpo; 2. Utilizar as máquinas, equipamentos, móveis e instalações inspecionando a limpeza e o funcionamento dos mesmos, detectando defeitos ou falhas durante o uso. REGRA: MAIS IMPORTANTE QUE LIMPAR, É NÃO SUJAR.
SEIRI. Este primeiro senso do programa 5S significa “seleção”, e tem como objetivo determinar quais materiais, ferramentas, dados e equipamentos devem ser considerados importantes.