Base do crânio (vista inferior)
O Crânio. Dividi-se, para estudo, em ossos da face e ossos do crânio propriamente dito. Ele pode ser dividido em calota craniana ou calvária e base do crânio. A calvária é a parte superior do crânio e é formada pelos ossos: Frontal, Occipital, e Parietais.
A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).
O crânio apresenta ainda as fossas cranianas, que estão descritas no quadro abaixo. Composta pelos ossos frontal, esfenoide e etmoide. Formada pelos ossos esfenoide e temporal. Composta pelos ossos temporal e occipital.
Os ossos são estruturas rígidas, de formas variadas, que apresentam mesma origem e funções. Em conjunto com a cartilagem, eles formam o esqueleto dos animais vertebrados. Os ossos são estruturas rígidas, de formas variadas, que apresentam mesma origem e funções.
Ossos sesamoides são pequenos nódulos ossificados inseridos nos tendões, que lhes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os restantes tecidos. Existem vários ossos sesamoides em vários locais do corpo, como a “palma” da mão ou as bases dos dedos, cujo número varia aleatoriamente.
Endosqueleto- esqueleto interno, formado por estruturas ricas em cálcio e fósforo, mantido coeso por meio do colágeno, não precisa ser trocado. Exosqueleto- esqueleto externo, formado por estruturas ricas em quitina, precisa ser trocado (mudas) quando o indivíduo atinge certo tamanho.
São formados por tecido ósseo, enrijecido com substâncias minerais como o cálcio. Os ossos humanos são compactos. Seu interior também é rígido, mas apresentam espaços nos quais se aloja a medula óssea. Nela, é produzida a maior parte das células do sangue.
Existem dois tipos de esqueleto nos seres vivos: o endoesqueleto (é o que os vertebrados possuem, ele é revestido por tecido epitelial e possuem ossos e cartilagens) e o exoesqueleto, uma estrutura esquelética que se localiza fora do corpo do ser vivo, ou seja, é um esqueleto externo.
Muitas pessoas atribuem seu de excesso de peso a ossos pesados. É bem verdade que as pessoas tem variações anatômicas e densidades ósseas diferentes. Uma pessoa de 1,50m de altura e 50 Kg tem, em média, 8 Kg de ossos; uma pessoa de 1,80m de altura e 80 Kg tem, em média, 13 Kg de ossos.