iV PERGUNTA 1 Qual a importância da reflexão linguística na aula de Língua Portuguesa? a. Ajudar os alunos a memorizar as nomenclaturas gramaticais. ... Formar alunos que reflitam sobre os diferentes usos da linguagem.
A prática da importância da Língua Portuguesa envolve essas atividades citadas, que promovem a socialização: desenvolve o raciocínio, imaginação, o relacionamento entre ideias, a capacidade de pensar e extrair significados e a verbalização.
O ensino da língua portuguesa deve estar pautado nas ideias voltadas para a leitura, a escrita, bem como, da interpretação textual.
BNCC da Educação Infantil: como desenvolver práticas de linguagem
Para que a aprendizagem ocorra, explica, é preciso criar um vínculo da criança com a linguagem em um contexto em que ela precisa resolver problemas. “A língua não pode ser vista como um castigo, mas como uma aventura”.
As diferentes linguagens são recursos que permeiam no desenvolvimento infantil, e os professores devem estar preocupados em desenvolver atividades que avance nesse processo de conhecimento, tais como: leituras visuais e audiovisuais gerenciada por meio da contação de história, sendo importante proporcionar as crianças ...
A importância da linguagem está justamente no fato de que ela torna o processo educativo mais eficaz, pois proporciona ao aluno situações e momentos mais envolventes e dinâmicos.
A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para alcançar tudo quanto mais deseja na vida. Por isso cada pessoa depende da linguagem para viver em sociedade, pois ela é a base da cultura e dificilmente haveria civilização se não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras.
A linguagem é o aspecto mais amplo, ou seja, é a capacidade de comunicar-se, de compreender e ser compreendido (expressões faciais, tremores, lágrimas e sorrisos); já a fala é a expressão desta, isto é, a forma como transmitimos as nossas ideias. ...
Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a carta magna internacional assinada pelo Brasil em 1990, entende-se por infância o período de vida de todo indivíduo com menos de dezoito anos de idade, “salvo se, em virtude da lei que lhe seja aplicável, tenha atingido antes a maioridade”.
A linguagem é uma das condições de socialização de nossa existência e marca um momento decisivo da infância, sendo a Educação Infantil um local privilegiado para a promoção de situações comunicativas. Segundo Piaget (1942), há uma estreita ligação entre a linguagem e o pensamento, que a precede.