A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
De acordo com essa ideia, a música em sala de aula, como auxílio pedagógico é fundamental. Pois quanto mais cedo a criança iniciar o seu contato com o mundo musical, o desenvolvimento das suas habilidades, motora, afetiva e social vão aflorar, facilitando e ampliando assim o seu conhecimento de mundo.
Capaz de aumentar a autoestima, a música também tem influência direta no comportamento dos indivíduos de uma sociedade. Ela pode fazer com que pessoas se sintam mais confortáveis com a maneira que se vestem, cuidam da aparência, falam, e também como a forma que expõem, e lidam com os sentimentos.
A música é a mais universal das artes. Sua presença se dá não apenas ao longo da história, mas também nas mais variadas formas e culturas. Não há civilização, grande ou pequena, que não possua sua própria expressão musical. A apreciação dessa arte não depende de língua ou nível cultural.
Cultura musical é a apreciação de estilos de música que são ouvidos em várias regiões da terra. A música está totalmente ligada à vida de todos os povos e sempre presente em ocasiões de alegria, romance, ovacionamento, júbilo ou tristeza. ..
No Brasil, a música é uma das mais importantes manifestações da Arte e da Cultura nacional. Surgem novas tendências musicais e os ritmos se renovam, mas a criatividade musical característica do Brasil sempre se mantém. ... A música brasileira foi muito influenciada pelos povos africanos e europeus.
Música: é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma através do som. A música divide-se em 3 partes: melodia, harmonia e ritmo. Melodia: é a combinação de sons sucessiva, dados uns após outros. Harmonia: é a combinação de sons simultâneos emitidos de uma só vez.
Formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus, indígenas e africanos, trazidos por colonizadores portugueses e pelos escravos. ... O indígena praticamente não deixou traços seus na corrente principal, salvo em alguns gêneros folclóricos de ocorrência regional.
Ritmos do Brasil: Samba, frevo, maracatu, forró, baião, xaxado etc - UOL Educação.
Estilos
Vamos conhecer a seguir alguns desses ritmos.
Maxixe: O Ritmo Mais Antigo do Brasil O ritmo musical que se tornou conhecido como o tango brasileiro é uma dança de salão que fez muito sucesso no fim do século 19 e começo do século 20. O estilo foi criado no Rio de Janeiro na mesma época em que o tango ganhava espaço na Argentina e Uruguai.
o Samba
10 danças brasileiras que você precisa conhecer
Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns....20 Estilos de Dança Mais Praticados no Mundo
Danças populares, como danças massificadas. Quando dança popular refere-se a algo conhecido e vivenciado por milhares de pessoas, faz-se referência a massificação cultural. São formas de dançar ou trechos coreográficos que se apresentam por meio de grupos musicais de grande inserção na mídia.